terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Artigos - A cerimônia do chá

O Chanoyu ou cerimônia do chá é um dos rituais mais importantes da Cultura Japonesa. O simples ato de tomar chá possui uma carga espiritual imensa e é preciso passar por vários procedimentos, que são chamados detemae.

Para chegar até o chanoyu é preciso entender o caminho do chá, isto é, o chadou. Segundo o japonês Sen Soushitsu, que é responsável por ensinamentos da cerimônia do chá, o chanoyu não é uma simples bebida para refrescar a boca ou saciar a sede, mas é, sobretudo, a manifestação de uma aventura.





O caminho do chá passa por elementos de natureza religiosa, filosófica, ética, artística, ascética e social. Esse processo faz parte da compreensão do espírito de “wa-kei-sei-jaku”, ou seja, respectivamente, harmonia, respeito, pureza e tranquilidade.

Em um trecho do livro Guia da Cultura Japonesa, da Editora JBC, “ao preparar e servir uma tigela de chá, concentra-se nesse ato toda essência do entrosamento entre o anfitrião e o convidado, que concilia culturas , cria novas belezas e por vezes realiza um evento social ou uma cerimônia solene, outras vezes, faz severa prática asceta”.

Para alguém que participa pela primeira da cerimônia do chá pode achar tudo estranho, afinal o ritual possui regras e formas estabelecidas e o convidado pode não se adequar. A bebida que resulta de horas e horas de postura e movimentos harmoniosos e, ao mesmo tempo vigorosos, apenas para beber chá, um ar muito estranho para os ocidentais. Beber o chá, no entanto, é apenas um dos atos de um intrincado ritual que, acima de tudo, representa uma metáfora do espírito e da identidade cultural de um país que durante séculos carregou o estigma da influência chinesa nas artes e na filosofia.

A cerimônia do chá em K-ON!

Um chanoyu simples pode ser observado nos episódios do mangá/animê K-ON!, do autor japonês Kakifly. As meninas do grupo de música (Yui Hirasawa, Mio Akiyama, Ritsu Tainaka, Azusa Nakano e Tsumugi Kotobuki) sempre realizam uma pequena cerimônia onde o chá é consumido.

O encontro sempre acontece durante os intervalos do ensaios da banda. K-ON!  começou a ser publicado na revista Manga Time Kirara em maio de 2007 e adaptado para animê com 13 episódios em 2009. O título da série vem da palavra em japonês “música leve”, keiongaku, uma tradução mais precisa poderia ser música contemporânea ou pop.


Nenhum comentário:

Postar um comentário