sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Artigo - Como nascem os animes

Há basicamente 4 formas de uma anime 'nascer', e qual caminho levou a isso costuma influenciar bastante no estilo e até qualidade da coisa. São esses:

  1. Mangá - Essa é a origem mais comum. Os mangás são uma tradição entre os japoneses, e há publicações voltadas tanto às crianças, adolescentes quanto aos adultos (claro que a temática das histórias varia de acordo com a idade do público alvo). As editoras estão constantemente pesquisando o que está fazendo sucesso e o que não está, se não não estiver é cancelado na maior (dá-se de 1 a 4 publicações no máximo pro mangaká inventar algum final e é isso), mas se faz sucesso o normal é virar anime. E é aqui que costuma nascer o problema...

    Além da transição de portar de uma mídia para outra já ter suas próprias dificuldades ( alguém imagina o Wolverine do cinema de colant amarelo? ) que levam a adaptações, normalmente o mangá ainda está em andamento quando o anime começa a ser exibido. Um episódio semanal de anime de um mangá também semanal costuma abranger 5 ou mais capítulos, ou seja, a tendência é alcançar bem rápido e os desenhistas ficarem com o cu na mão, e isso leva a darem um 'jeitinho'.... Além disso, muitas vezes tem algum bichão na direção do anime que acha que pode fazer melhor que o criador da criatura, e resolve dar seu toque especial à série e isso costuma gerar atritos, muitas vezes apenas com os fãs mas chega ao ponto do próprio autor bater o pé e dizer "mas que MERDA foi essa que fizeram com minha história???"...

    Os animes adaptados de mangás costumam se relacionar da seguinte forma:
    a) Casamento Feliz: o anime consegue ser melhor que o mangá, não porque é animado mas por conseguir contar a história de um jeito melhor ou passar a atmosfera de uma maneira mais sensivel. Muuuuuuuito raro mesmo, eu só conheço o caso de Elfen Lied. (  um review sobre esse anime em breve ) e Saint Seiya - Saga de Hades: Santuário.

    b) Namoro : o anime é uma cópia exata do mangá, não acrescenta mas também não tira nada (ou quase). Normalmente é um remake de um c), onde o author bateu o pé e conseguiu que a coisa fosse refeita como se deve, embora haja casos de simples boa (ou má, neh CDZ - Hades) vontade do estúdio. Exemplos: Hellsing, Fullmetal Alchemist: Brotherhood, Saint Seiya - Saga de Hades: Inferno e Elísios, Saint Seiya - The Lost Canvas, Dragon Ball, Yu Yu Hakusho.
    c) Traição, divórcio e uma penca de filhos: o diretorzinho do anime resolveu chutar o pau da barraca, mudou boa parte da história, acrescentou um bocado de suas próprias fezes e ainda criou um final que só ele acha bom. Junte a isso um fabricante brinquedos e jogos sedento por dinheiro e você terá o cenário completo. É o destino usual quando o mangá é alcançado pelo anime e o estúdio não quer parar de ganhar dinheiro, chega pro diretor e diz "faz o que quiser e puder, se der merda a gente lança denovo mais na frente e ganha mais dinheiro ainda!", e quando dá merda ou acaba o dinheiro o cara inventa um final, normalmente tosco e que não finaliza nada. Não que os animes nessa situação sejam obrigatoriamente ruins, mas se você gostou e resolve ler o mangá depois, vê que ele é muito melhor e acaba dizendo "PQP SE PODIA SER ASSIM, PQ FIZERAM AQUELA MERDA NO ANIME!?". O que costuma foder tudo são os fillers: histórias inventadas pela turma do naime (e não o criador da série) para dar tempo do mangá andar à frente. Exemplos não faltam: Saint Seiya clássico ( nosso querido CDZ ), Dragon Ball Z, Bleach, Naruto, Love Hina, Rosario Vampire...


  2. Light Novel - É um livro ilustrado: um bocado de texto ( como um livro normal ) e aqui acolá tem umas páginas com ilustrações dos personagens pra ajudar o leitor a visualizar a coisa melhor.
    As histórias costumam ser mais dramáticas e/ou românticas ( não existe Bleach's me light novels até onde sei ), e talvez pelo ritmo de publicação ser mais tranquilo ( costumam ser mensais ou bimestrais ), o anime acaba acompanhando o pique, já que o leitor está acostumado a esperar. Em vez de encherem de fillers ou inventarem finais, simplesmente o estúdio espera ter história o suficiente para outra temporada, e muitas vezes o autor participa da produção do anime, às vezes até melhorando certas passagens da história. No geral são adaptações melhores que a obra original, ou quase isso. Acabam gerando um mangá (normalmente meia boca) após fazerem sucesso.
    Exemplos: Toradora, Zero no Tsukaima, Shakugan no Shana.

  3. Produção Original - Não confundir com OVA (original video animation), que costumam sem episódios extras de séries já existentes. No caso, me refiro a animes que não tiveram uma origem em outra mídia, ou seja, não são adaptações e sim produções pensadas e trabalhadas desde a concepção com o foco em anime. Devido a isso, não há problemas com fillers, adaptações forçadas nem adiamentos. A produção costuma ser mais caprichada e a história mais séria, complexa ou 'viajante'. Geralmente, após o sucesso, acaba gerando mangá e/ou light novels que recontam a história com algumas mudanças. Na minha opinião é a melhor das 4 origens de anime, e não por acaso gerou alguns dos maiores sucessos de público e crítica, mas claro há ovelhas negras... Exemplos: Neon Genesis Evangelion (próximo review!), Code Geass, Death Note, Dragon Ball GT ( beeeeem negra ).

  4. Adaptação de filme, seriado ou quadrinhos americano: essa é a forma mais recente, os primeiros casos devem ter menos de uma década. Os japas são tão ou mais bebedores da cultura americana do que nós - com a diferença que eles não jogam a cultura nem idioma deles no lixo que nem a gente. Por isso acaba acontecendo de algum autor/diretor/produtor influente ser fanático por alguma franquia e lançar em anime com seu 'toque especial'. Como é algo feito de fã para fã, a qualidade e o 'espírito' da obra original costumam ser bem respeitdas. Exemplos: Supernatural, Batman: Gotham Knight, X-Men.

Bom ficou meio extenso mas acho que consegui passar a ideia da coisa, espero que tenha sido interessante. ^_^

Jogos - Novo teaser do jogo de CDZ para PS3

http://blogs.diariodonordeste.com.br/zonacyber/games/novo-video-de-game-dos-cavaleiros-do-zodiaco-e-divulgado/


Durante a Tokyo Game Show, a Namco Bandai, produtora de Saint Seiya: Sanctuary Battle, novo game dos Cavaleiros do Zodíaco, divulgou um novo vídeo-teaser do game, para matar os fãs de ansiedade.
Nas imagens, cenas marcantes do anime com os cavaleiros de bronze, para deixar os saudosos em polvorosa.
Além dos golpes cheios de efeitos, o vídeo mostra a jogabilidade dos cavaleiros de ouro que também estarão disponíveis.
O game virá em fevereiro de 2012, somente para PlayStation 3, no Japão e na Europa. Há uma mobilização dos fãs brasileiros na internet para que o título venha para cá com tradução em nosso idioma.
Confira o teaser:

Tirinhas do Zodíaco: Tirinha 16/09

Tirinhas do Zodíaco: Tirinha 16/09

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tirinhas do Zodíaco: Tirinha 14/09

O Tirinhas do Zodíaco é um blog que faz tirinhas geniais sobre alguns momentos ou curiosidades de um anime bem querido por vários brasileiros ( e franceses, diga-se de passagem ). Com o intuito de divulgar o ótimo trabalho deles ( e quem sabe tornar meu blog mais visitado :~ ) vou postando as que acho mais bacanas!

Tirinhas do Zodíaco: Tirinha 14/09


Sonhos de Consumo - Mesa Han Solo

Precisa comentar alguma coisa? =P

Notícias - Star Wars box em blu-ray

Apesar das 'heresias', compra obrigatória pra qualquer nerd/geek de plantão. Só não esqueça de jogar fora o "A Ameaça Fantasma" assim que abrir o box....


http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/saga-star-wars-ganha-box-especial-em-blu-ray-14092011-17.shl




O cineasta americano George Lucas tem, como poucos, a capacidade de transitar entre dois conceitos tão extremos: o de gênio e o de louco. Mesmo quem não gosta de ficção científica, cinema ou cultura nerd não fica indiferente a figuras como o vilão Darth Vader e o baixinho verde Mestre Yoda. Suas criações, que povoam as duas trilogias de "Star Wars", são ícones da cultura pop desde o lançamento do primeiro longa, o "Episódio IV: Uma Nova Esperança", de 1977.
E é louco justamente por isso também. Arrebanhou uma legião de fanáticos pela saga, daqueles fervorosos, que decoram diálogos, vestem fantasias e vão a convenções. Estes, por sua vez, são seus mais ferrenhos críticos a cada vacilo. Lucas parece gostar de atiçá-los, para o bem e para o mal. Nesta sexta-feira (16/09), chega às lojas de todo o mundo - inclusive no Brasil - a maior compilação de material da saga já lançada, com o "Star Wars: A Saga Completa", uma caixa com nove discos em Blu-Ray.
A reportagem conferiu, com exclusividade, 20 minutos de cenas dos filmes, com imagens remasterizadas e som 6.1. Obviamente, nos filmes mais antigos, é difícil um ganho na imagem, mas as cores realçadas e a capacidade gráfica do Blu-Ray dão uma nova perspectiva aos planetas e às batalhas com os famosos sabres de luz.
Com o lançamento, pipocam polêmicas. Acontece que George Lucas, com a Lucasfilm, possui todos os direitos autorais sobre sua criação e, graças a isso, faz o que bem entende. Nestas novas versões, na batalha final entre o mocinho Luke Skywalker e o vilão Imperador Palpatine, no fim do último filme da primeira trilogia, o cineasta incluiu um grito de "Nooooo" ("Nãooooo", em bom português), de Darth Vader no momento de seu arrependimento, ao matar seu antigo mestre e salvar o filho, Luke. Desde que a cena vazou, no fim de agosto, chocou os fãs mais ortodoxos, porque, originalmente, era silenciosa.
Há outra polêmica entre os fãs numa cena de "Uma Nova Esperança" em que o pirata espacial amoral Han Solo discute com um alien num bar. Na primeira versão, de 1977, Han atira primeiro. Na segunda, 20 anos depois, Lucas faz com que o ET tome a dianteira. Desta vez, a ação é quase simultânea. Isso faz toda a diferença para os mais fanáticos.
Esta é a maior reunião oficial de extras já feita da série: são 40 horas de documentários, cenas deletadas, entrevistas e tours pelos sets de filmagem. Dos nove discos, seis são destinados a cada um dos capítulos da saga completa. Já os outros três proporcionam o maior deleite para os fãs. Os discos sete e oito trazem, respectivamente, arquivos bem completos das duas trilogias, com detalhes sobre cada personagem, monstro, planeta e espaçonave. O último traz oito documentários sobre a série.
A esses fãs, a Fox, distribuidora dos filmes, promove encontros e concursos na sexta (Fnac Paulista, às 19h), sábado (Livraria Saraiva do Shopping Market Place, às 18h30) e domingo (Livraria Saraiva dos shoppings Morumbi, às 14h, e Eldorado, às 18h). Agrados e heresias são coisas de gênio e louco. Mas Lucas é mais do que isso: consegue dar um jeito de ter a Força sempre com ele. As informações são do Jornal da Tarde.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cosplay - Supergirl

http://9gag.com/gag/244741
Sugestão de meu brother Marcel... Acho que dispensa comentários, e sinceramente não importa do que ela se fantasiou.

Cosplay - Edward Mãos de Tesoura (chibi)

Para quem não sabe, cosplay é a "arte" de se vestir e se comportar como um personagem de filme/desenho/seriado, e acho que 90% dos cosplayers fazem isso de anime.

A minha ideia é de eventualmente - quando achar algum que seja bem foda - postar alguns de gatinhas, mas não resisti ao esbarrar nessa foto. Ficou muito bizarro e ao mesmo tempo perfeito, ainda mais levando em conta que um personagem desses deveria borrar a criança de medo.

http://9gag.com/gag/257158

Notícias - Software para criação de mangá

Para você que tem o talento (?) de um Masami Kurumada mas a criatividade de um Masakazu Katsura, #ficadica

fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/diariootaku/cultura-pop-japonesa/software-para-construcao-de-manga-e-liberado-para-download/


Alô, alô, você otaku (ou não) que curte desenhar, mas não tem grana para publicar suas produções. Seus problemas acabaram! O software ComiPo!, que possibilita a criação de estórias em estilo mangá, será lançado em inglês no dia 15 de setembro.
O programa é desenvolvido pela Web Technology Com Corporation  e que vai dar a oportunidade aos utilizadores de criarem uma mangá com personagens 3D e design pré-concebido, segundo informações do siteOtaku PT.
Essa primeira versão em inglês será trial, isto é, o usuário terá até 30 dias para desfrutar do ComiPo!. Após o período de teste, quem quiser comprar o programa terá que pagar cerca de R$ 100 ( 49,95 dólares). A versão de testes do pode ser baixada aqui. Segue também um vídeo promocional:

Notícias - Chuck Norris e Van Damme em Mercenários 2

fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/09/chuck-norris-e-van-damme-sao-confirmados-em-os-mercenarios-2.html

Pronto, esse agora tem tudo pra ser o filme mais másculo da história. Basta colocar a Ellen Roche semi-nua fazendo o papel de mocinha indefesa. Um dúvida: Van Damme ainda consegue dar aquele chute-pirueta-mortal-de costas?

Contudo agora temos o dilema: se Chuck Norris for um dos mocinhos, vai ser sem graça, afinal ele pode matar todo mundo em 5 minutos e o filme terá mais de 1 hora sem nada acontecendo; se ele for um vilão saberemos que o mal vencerá e não haverá Mercenários 3. De toda forma, a única certeza é que nem o cabelo e nem 'a' expressão facial do Steven Seagal mudarão durante qualquer momento do filme, nem mesmo com computação gráfica.




Os atores Chuck Norris e Jean-Claude Van Damme (Foto: Divulgação)Os atores Jean-Claude Van Damme e Chuck Norris
(Foto: Divulgação)
A sequência do longa de ação "Os mercenários" (2010), protagonizado por Sylvester Stallone, contará com dois heróis dos filmes de pancadaria: os atores Chuck Norris e Jean-Claude Van Damme. Eles se juntam no elenco a Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger, desta vez com mais tempo de tela (no primeiro episódio eles só fizeram pequenas participações).


A novidade foi dada pelo próprio Stallone em declarações publicadas nesta terça-feira (13) pelo site da revista "Entertainment Weekly". Ele ainda deixou aberta a possibilidade da participação de Nicolas Cage e John Travolta.


Stallone, que dirigiu, escreveu e protagonizou a primeira parte, disse que na segunda haverá "um grande confronto" entre ele e Van Damme.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Manga Review - DNA²

DNA² foi um dos primeiros mangás de  Masakazu Katsura , que viria a se tornar o "Rei" dos animes/mangas românticos (Mizuki Kawashita seria a "Rainha") , e podemos dizer que esse foi seu primeiro degrau rumo a esse título. É também seu título com maior dose de comédia; DNA² pode ser classificado com uma comédia-romance-harém-ecchi de 42 capítulos.






( tentarei manter os spoilers ao mínimo :P )
A história gira em torno de Aoi Karin, uma manipuladora de DNA que veio do futuro para impedir o surgimento do "mega playboy", um garotão que sai engravidando uma centena de mulheres e contribuindo muito para o problema de super-população existente na era de Karin. Teoricamente o pegador seria Momonari Junta, um adolescente com um pequeno problema: só de ver qualquer mulher que considere atraente ( pode ser até uma foto ), ele começa a vomitar na hora.... pense num Don Juan!






Karin chega no "presente" morta de empolgada: basta achar o junta, atirar nele com uma pistola que mudaria seu DNA evitando que ele virasse o mega-playboy e voltar pro futuro podre de rica. E ela vai no rumo da venta, chegando a atirar na cara dura no meio de uma lanchonete lotada. O problema é que ela usou a bala errada e em vez de eliminar o super-pegador, fez foi ligar ele na velocidade 5, e ai começa a confusão de verdade.


Outros personagens:
  • Kurimoto Ami: a amiga de infância feinha e sem graça do Junta; ele vê ela como uma irmã/irmão ao ponto de não sentir nenhuma ânsia de vômito perto dela, apesar dela ser louca por ele e não querer admitir nem pra sí mesma.
  • Saeki Tomoko: o sonho de consumo de Junta e da maioria dos caras de sua escola, a típica paty lindinha. No começo queria 'brincar' com os sentimentos do coitado ( como a maioria das mulheres que se acham lindas ) e o cara vomitou bem na frente dela =P Acaba se encantando com ele e dispensando seu antigo namorado, que era o...
  • Sugashita Ryuji: o típico playboy que pega todo mundo e é um tremendo otário. Não se conforma de perder a Tomoko para o Junta e acaba se tornando o "vice-vilão" da história.
  • Takashina Kotomi: uma colega da Tomoko que também fica louca pelo Junta, e tem um problema bem parecido com o dele...


Boa parte da comédia parte justamente dos ataques de vômito do Junta, que realmente acontecem nos piores momentos possíveis. Apesar de ter claramente uma menina de quem goste, quando o mega-playboy se manifesta ele vira um verdadeiro Don Juan e queixa qualquer uma que aparecer. Além disso, o cara vira - quase literalmente - um super sayiajin, com direito a cabelo e aura dourada, força e velocidade sobre humanas, o que lá pela metade da história rende alguns bons momentos de ação ( talvez o autor estivesse ensaiando para Zetman, seu mangá atual ). 






Como em quase todas as obras do "Rei", em meio a toda essa comédia e ação há um grande desenvolvimento do romance entre os personagens, uma reviravolta na história e um final que, também marca registrada dele, deve arrancar lágrimas de muitas meninas e alguns marmanjos. 


O traço do mangá passa longe de ser ruim, mas comparado a obras posteriores do mesmo autor, é bem simplório; detalhe que ele sofreu um acidente grave e sua mão perdeu boa parte da mobilidade. A história tem seus clichês ( e não são poucos ), mas consegue fazer - e muito bem - aquilo que propõe: contar uma história bem engraçada e ao mesmo tempo comovente. Ainda não ví o anime ( só achei com qualidade horrível ), mas pelo que pesquisei a história acabou resumida em comparação à do mangá. São 42 capítulos e cada página vale o tempo gasto, recomendo!


Ler Online:
http://www.mangapt.net/online/DNA2


Notas:
Traço: 7
Estilo: 7
Enredo: 8
Final: 8 ( é bonito, mas mata de raiva um pouco )
Temática - Comédia : 9
                 Romance : 9
                 Ecchi: 8 ( é quase só pra dizer que tem, mas bem usado quando acontece)


Dedicado a Wagner Costa e seu http://www.caixadebreguecos.info por ter me indicado o anime a mil anos atrás =)

Nerdísses - NIKE lança tênis do De Volta para o Futuro

http://info.abril.com.br/noticias/blogs/omg/comida/curiosidade/nike-pode-lancar-tenis-do-filme-de-volta-para-o-futuro/


As previsões futuristas do filme “De volta para o futuro – Parte II” podem finalmente estar próximas de acontecerem. Principalmente no quesito calçados.
A Nike enviou um convite especial (imagem abaixo) e todo enigmático à imprensa para um anúncio “super secreto” que irá ocorrer nos próximos dias.
A expectativa é que a empresa por fim anuncie um dos famosos ícones do filme: os tênis de Marty McFly que se amarram sozinhos.
No filme, McFly utilizava os tênis da Nike, durante sua viagem ao ano de 2015. Entre outros produtos futuristas utilizados por ele, também estava o skate voador (Hoverboard).

Nerdisse a parte, é meio tenso dar essa grana toda com um tênis pra lá de gay e que não tem o principal atrativo: se amarrar sozinho. Mas com certeza vai ter nego saindo no tapa por um. Se fosse ow menos o skate voador...

Notícias - GVT de 35MB por R$ 99

http://info.abril.com.br/noticias/mercado/gvt-estreia-pacote-de-banda-larga-de-35-mb-12092011-17.shl


São Paulo - A GVT lançará hoje na Futurecom 2011 um pacote de banda larga de 35 Megabytes (MB) a R$ 99, uma redução em relação ao valor praticado anteriormente de R$ 199.
O presidente da GVT, Amos Genish, afirmou que pelo mesmo preço em 2012 o pacote poderá crescer para 50 MB. "Hoje, 56% das novas vendas da GVT em banda larga são 15 de MB ou mais. Isso significa que, quando se apresenta ao usuário um preço acessível, ele, que tem necessidade, vai comprar", disse o executivo, que falou na abertura do congresso, logo após o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg.

Tirinhas - Automação

http://vidadeprogramador.com.br/2011/09/09/automacao/

Filme Review & Download - Deadgirl

De uns anos pra cá, meu gênero de filme favorito com certeza é o terror-suspense, se é que existe oficialmente com esse nome. Chamo assim pra diferenciar do terror-catchup-sustinho ( sexta-feira 13, pânico, enfim você entendeu ). Infelizmente a patroa se borra toda com qualquer coisa mais assustadora do que Rambo, e uma simples cena de tiro no ombro já é suficiente pra ela torcer o nariz. Ou seja, só consigo curtir meu hobby quando estou sozinho em casa ( até ajuda a deixar o clima mais assustador ). O foda é achar filmes nesse estilo e que ainda por cima tenha qualidade ( não a visual, mas de conteúdo, se bem que ela é bem vinda ), e esse fim de semana esbarrei em um bem interessante: Deadgirl ( sem tradução no Brasil até onde sei ).




O filme é sobre dois amigos - Rickie e J.T. - do tipo 'rebeldes sem causa', que resolvem matar aula e encher a cara no hospício abandonado da cidade. Em meio à bebedeira e badernagem, eles acabam achando uma sala escondida, e que aparentemente alguém tentou manter trancada. Obviamente que apesar de tudo no universo praticamente gritar para que eles deêm meia volta e corram, eles ignoram os alertas e abrem a bendita sala. Lá encontram a garota do título, nua a amarrada numa maca como um bicho perigoso. Já nesse encontro começa a viagem ao inferno psicológica dos personagens, que começam a entrar em crise sobre seus valores morais, sua amizade e o que fazer com a dita cuja.

Tentando sem o mais spoiler-free possível, um deles fica extremamente transtornado com a mulher e sua situação, enquanto o outro apenas vê - e executa - o que um adolescente desprovido de valores morais veria: uma mulher gostosa e indefesa nua. A partir dai, a relação entre os amigos fica complicada, o medo de serem descobertos e presos começa gerar muita tensão que é agravada outros personagens acabam descobrindo seu segredo, por bem ou por mal. Os envolvidos caem num abismo de degradação moral, e aos poucos a situação se mostra bem mais macabra do que podiam imaginar, culminando com um final um tanto fora do usual mas que se encaixa perfeitamente. Como vários tipos desse nicho, nem todas as respostas são dadas.

As atuações são na medida: nem medíocre, nem ganhador de oscar. A direção é simples mas eficiente, e praticamente não houve necessidade de efeitos especiais. Há algumas cenas mais pesadas envolvendo sexo, mas nada explícito demais. O terror e o suspense ficam justamente na degradação dos personagens e suas relações, assim como é claro no mistério que envolve a Deadgirl. É um filme que te prende, 'assusta' e não vai prejudicar o sono de ninguém. Foge bastanto do lugar-comum e faz isso muito bem, tendo sido chamado por vários como o 'filme de horror mais atrevido da década'. Enfim, recomendo se você gosta do gênero e quer ver algo bom e diferente.

Download
http://www.megaupload.com/?d=97ZEBTEB
legenda em http://legendas.tv

Notas:
Direção: 8
Atuações: 7
Efeitos Especiais: ?
Som: 7
Enredo: 9
Final: 9

Anime Review & Download - Casshern Sins

Acho que esse anime foi o que me deu a idéia de criar esse blog: um excelente anime sob vários aspectos - direção, animação, desenvolvimento da história, músicas.. - mas praticamente desconhecido do grande público.


Casshern Sins é o remake de um anime das antigas; a série original ( que se chama Casshern, sem o Sins ) seria um primo distante do mega-man: um robozinho do bem com uma namorada que enfrenta um grande vilão que quer dominar o mundo, causando muita confusão ( sessão da tarde off ). Contudo, à exceção do visual e do nome dos personagens ( e o fato de serem robôs, ou não? ), nada foi herdado da série original, o que irritou bastante os tiozinhos que assistiram Casshern quando crianças.
Que mudança visual, hein?

O anime segue um estilo pós-apocalíptico - deprê - ação, com uma pitada de romance em alguns raros momentos. As cenas de luta são bem legais e não são poucas, mas o foco está mesmo na reflexão que ele propõe sobre o valor e sentido da vida e da morte, e até da existência em sí. É o tipo de anime que tenta fazer o telespectador pensar e refletir, que instiga sobre o mistério da história principal ao mesmo tempo em que cria sub-histórias de personagens secundários. Ou seja, ele foge bastante da diversão enlatada e instantânea do estilo bleach/naruto/dbz ( mas que também curto ), e talvez por isso mesmo não seja tão conhecido.



Em Casshern Sins, o personagem principal é Casshern ( doh! ), um ser que acorda após um longo sono sem recordação alguma de seu passado, e até mesmo seu nome só lhe é conhecido devido a todo que querem matá-lo, desde o momento que acordou, o chamarem assim. Todos o culpam pela "Ruína", o fim do mundo, e querem comê-lo ( ui! ) acreditando que somente se devorarem o corpo do destruidor poderão escapar da destruição.

O mundo de fato é pós-apocalíptico - temática que os japoneses vem adorando de uns tempos pra cá -, e habitado praticamente apenas por robôs, que costumavam ser eternos até a bendita Ruína começar, que nada mais é do que o fato de que agora eles podem enferrujar e parar de funcionar. Os humanos quase forma extintos e o próprio Casshern não sabe ao certo que ele é - ele sangra e sente dor, mas tem uma força, velocidade e resistência muito além de qualquer forma de vida. E sem entender o que é, aonde está e por que todos dizem que a culpa pelo fim do mundo é dele, a história do anime começa, onde Casshern fará uma jornada tentando descobrir as respostas para todas essas dúvidas, encontrando com várias outras pessoas/robôs no caminho.

A animação está entre as melhores produzidas no japão, apesar de aqui acolá eles usarem ctrl+c e ctrl+v em algumas lutas. O estilo visual é ótimo e varia um pouco de acordo com o momento, assumindo traços mais sombrios quando o clima assim o pede. A trilha sonora é excelente e muito dramática ( produzida pelo mesmo compositor de InuYasha, o que dispensa maiores apresentações) sendo uma das melhores que já ví, e as músicas também impressionam. A dublagem não ficou atrás, nada de vozes extremamente estridentes ( assista 1 episódio de DBZ em japonês e entenderá o que digo ) e o tom acompanhou o clima deprê que predomina no anime. Para quem é fã de CDZ há um fato curioso: além de Casshern ter ficado idêntico ao Seiya nesse remake ( Shingo Araki fazendo escola ), o dublador japonês também é o mesmo.



A evolução da história se dá em meio a muito mistério, e praticamente apenas no último final é que a maior parte ( mas não todas ) das pontas são amarradas, ou seja, cada episódio ( 24 ao todo ) só faz aumentar um pouco a angústia e te instiga a ver tudo de uma vez. 

O anime é um dos mais "diferentes" e intrigantes da era pós-evangelion ( se você é fã de animes entendeu a referência ), foge bastante do lugar-comum e faz isso com extrema competência. Tem vários momentos memoráveis e vale cada minuto gasto assistindo. Apesar do começo meio clichê ( personagem que começa com aminésia ), consegue ter um ótimo desenvolvimento chegando a um clímax que foge do óbvio ao mesmo tempo em que não te mata de raiva, muito pelo contrário - é incrível como vários animes e mangás gostam de tentar te causar um infarto justamente no final  - , logo isso é um baita positivo para a série. Extremamente recomendado.

OBS: faça um favor a si mesmo e nem ao menos cogite assistir ao live action, a menos que goste de filmes MUITO toscos. Aliás, esqueça que eu disse que existe um live action.

Download


Links de nosso parceiro http://www.anbient.net

http://ifile.it/jzvn1fu/Casshern_Sins_01_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/i3rxvo4/Casshern_Sins_02_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/mibward/Casshern_Sins_03_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/lwmko3b/Casshern_Sins_04_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/iq7xl5f/Casshern_Sins_05_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/acbv328/Casshern_Sins_06_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/kp2edna/Casshern_Sins_07_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/iob7dk6/Casshern_Sins_08_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/qcst8m0/Casshern_Sins_09_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/738qou1/Casshern_Sins_10_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/sotgn1p/Casshern_Sins_11_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/ewz2yx6/Casshern_Sins_12_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/v6zfjes/Casshern_Sins_13_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/o3wvxup/Casshern_Sins_14_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/xrme90c/Casshern_Sins_15_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/pzom9kc/Casshern_Sins_16_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/6tuk93x/Casshern_Sins_17_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/9lxpg3b/Casshern_Sins_18_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/my513uk/Casshern_Sins_19_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/tp8sryk/Casshern_Sins_20_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/jq1r6zl/Casshern_Sins_21_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/iy13qn8/Casshern_Sins_22_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/81s6wl0/Casshern_Sins_23_Sakurai-Anbient.mkv

http://ifile.it/63x0y2j/Casshern_Sins_24_Sakurai-Anbient.mkv




Notas
Animação: 9
Direção: 10
OST: 10
Músicas: 10
Temática: 9
Enredo e desenvolvimento: 10
Personagens: 8
Final: 9

Pra concluir, um dos melhores momentos da série, que passa bem o clima do resto sem ser spoiler.