segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Anime Review & Download: Sword Art Online

Provavelmente o anime que mais fez sucesso nessa temporada - e espero mostrar que não é pra menos -, Sword Art Online (ソードアート・オンライン Sōdo Āto Onrain), ou simplesmente SAO, foge bastante do "lugar comum" da maioria dos animes: sua história não se passa em uma terra fantástica, nem tem personagens super poderosos... pelo menos não de verdade.

O foco da história se passa dentro de um MMORPG - Massive Multiplayer On-line RPG -, como World of Warcraft e tantos outros, e nas relações ao mesmo tempo reais e virtuais entre seus jogadores. Só tem um detalhe: quem morre no jogo também morre na vida real.

Baseado nos light novels de Reki Kawahara, vamos ver agora porque essa série que mistura ação, fantasia e romance, com leves pitadas de humor e ecchi, tem feito tanto barulho..




SINOPSE

Em 2022, a grande sensação são os jogos de Realidade Virtual: em vez de usar mouse, teclado e monitor, o jogador apenas coloca um capacete - NervGear - que intercepta suas ondas cerebrais e as traduz para dentro do jogo - você fala correr, chutar e gritar, seu corpo verdadeiro permanece imóvel e seu personagem é quem fará essas ações. A grande sensação do momento, o VRMMORPG Sword Art Online acaba de ser lançado e todos estão loucos para começar a jogar, entre eles nosso herói Kazuto Kirigaya, cujo avatar se chama Kirito: ele já havia sido um beta tester do jogo e por isso já conhecia boa parte dos primeiros níveis.

Após jogar algumas horas, Kirito e um amigo tentam deslogar ( sair do jogo ) e percebem que não existe essa opção. Subitamente eles e todos os demais jogadores são teleportados para a cidade inicial do jogo pelo seu criador - Akihiko Kayaba - que faz uma revelação dramática: a função de deslogar foi removida de todos os jogadores, e eles só poderiam sair do jogo quando o chefe do último nível do jogo fosse derrotado, com um agravante: quem morresse no jogo também morreria na vida real, devido a um choque causado pelo NervGear. O mesmo acontecesse se alguém no mundo real tentar tirar o NervGear do jogador à força. Pra completar, ele remove o visual artificial de todos os avatares e deixa eles idênticos ao visual verdadeiro dos jogadores. Começa então a dramática jornada para zerar o SAO e salvarem suas vidas.



PERSONAGENS

Embora haja vários personagens interessantes, a história gira mesmo em torno de apenas 2:

Kirito ligando o FODA-SE

* Kazuto Kirigaya - Kirito : por ser um beta tester e conhecer boa parte do começo do jogo, Kirito se esforça para subir seu nível o máximo possível para aumentar suas chances de sobrevivência. Isso faz com que ele fique bem mais forte que a maioria dos outros jogadores, que passam a chamá-lo de beater - beta + cheater ( trapaceiro ). Evita ao máximo jogar com outras pessoas, refletindo no jogo seu lado anti-social da vida real. Ver seus poucos amigos morrendo no jogo apenas piorou ainda mais isso... Apesar de também não querer morrer, ele entra de cabeça no jogo e parece não se importar de estar preso lá.



* Asuna Yūki - Asuna : uma das raras jogadores que usou seu nome verdadeiro ao batizar seu avatar, tem como sua habilidade e beleza seus maiores destaques. No começo admira Kirito, até ele resolver sumir. Ao se reencontrarem meses depois, voltam a andar juntos e acabam se apaixonando e se casando dentro do jogo. É mandona mas não chega a ser uma tsundere, pelo menos eu não acho. Seu lado meigo tende a prevalecer na maior parte do tempo.

POR QUE É TÃO BOM?

É fácil explicar:

1) Qualidade: tudo em SAO é foda: a animação, a trilha sonora totalmente épica ( a música de batalha é fodástica ), as batalhas incríveis - que deixam muito anime de porrada como Bleach no chinelo -, a ambientação perfeita de um MMORPG - como alguém que jogou WoW por 6 anos, posso atestar isso - o romance de primeira e sem enrolações - nada de 200 episódios pro casal se declarar e beijar... enfim, tudo o que SAO tenta fazer, faz perfeitamente



2) Batalhas: tá, já falei delas acima, mas merecem uma detalhada. Essa é talvez a parte que tinha tudo para ser chato e cansativo, podiam ter tentado imitar demais os jogos, mas ao contrário: é como se fosse um anime de aventura normal, nada de turnos ou cooldowns. As batalhas são muito dinâmicas e realmente te prendem, sendo o auge quando Kirito liga o botão do FODA-SE e parte pra cima feito um desesperado. Você chega a vibrar torcendo por ele!



3) Romance: um dos poucos animes que sabem usar esse recurso sem cair no clichê de nunca ficarem juntos, nunca se declararem, nunca isso ou aquilo... a coisa vai começando devagar, mas se resolve e segue sem ficar piegas demais, não enche o saco.



4) Kirito: ele é O cara. São poucos os animes que tenham romance e ao mesmo tempo um personagem principal cativante que não seja um bolha sem personalidade - como o Arita de Accel World, próximo review - e Kirito é uma dessas exceções. Ele não entra em transe ao ficar preso em SAO, sempre chama a responsabilidade das lutas pra sé e não exita em ir atrás da mulher que ama e fazer tudo por ela. Destaque para os momentos em que ele liga o FODA-SE e vira uma besta descontrolada - às vezes literalmente - no campo de batalha.

5) Dilemas: SAO constantemente aborda o drama das relações humanas - traições, assassinatos, cobiça, remorso... embora o ambiente seja virtual, as questões pessoais são bem reais. Marido que assassina a esposa por ela mudar dentro do jogo, clãs especializados em matar outros jogadores - mesmo sabendo que isso os matará na vida real -, ganância por status, vingança, covardia...


NOTAS

Animação: 10
Direção: 10 
OST: 10
Músicas: 10
Temática: 8
Enredo e desenvolvimento: 10 
Personagens: 8
Final: ? ( ainda em andamento, e deverá ter mais temporadas! )
- Fantasia: 10
- Romance: 10
- Aventura: 10

SAO é totalmente recomendado, acredito que qualquer um deve adorar o anime, mesmo sem nunca ter jogado nenhum MMORPG!

Episódios

Eu baixo todos do www.punchsub.com :-) Lá tem de todos os tamanhos e legendado em português BR!