quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Artigo - A origem do mundo pela mitologia japonesa

 Aqui, iremos comentar sobre a história da formação do Japão segundo a mitologia, isto é, de acordo com os deuses. Essa versão foi relatada em um documento datado de 752 d.C chamado de Registros dos Assuntos Antigos, ou simplesmente, Kokiji. Também consultamos um trecho do livro Os Japoneses, da brasileira Célia Sakurai.

De acordo com o Kokiji, existiam cerca de 8 milhões de deuses na Antiguidade. Não havia nada nas terras asiáticas, somente um imenso mar desabitado. Até que um dia qualquer os deuses resolveram trabalhar e criar o mundo e esse trabalho foi dado a Izanagi e Izanami. Estes, considerados os deuses mais bonitos, fortes e poderosos.

Representação de Izanagi e Izanami


Izanagi (lê-se Izanagui) era o homem. Segundo Sakurai, ele possuía uma longa barba e ainda um enorme cabelo. Vestia-se com um manto escuro. Já Izanami era uma linda deusa que usava vestido branco e possui madeixas até os ombros. A tarefa deles era casar e gerar belos filhos, pois segundo os deuses maiores eles tinham capacidade para isso.

E lá se foi o belo casal. Passeando pelo arco-íris, Izanami começou a revirar a água com uma imensa espada que carregava e então a espuma começou a formar as primeiras terras do inabitado mundo. Já que as nuvens estavam monótonas, resolveram desce até a terra recém-formada.

Chegando lá, a jovem deusa teve a iniciativa de pedir Izanagi em casamento. Ele aceitou. Eis que vieram os primeiros filhos, não belos como havia anunciado os deuses, mas sim, duas aberrações, que são rejeitadas. Triste, o jovem casal voltou para o lugar de onde tinham partido para questionar os deuses sobre seus primeiros filhos.

A razão para a geração de monstros foi a seguinte: o homem que devia ter pedido a mulher em casamento, não o contrário, como aconteceu. Entao, os jovens deuses resolveram voltar até a terra e Izanagi pediu Izanami em casamento, proposta que foi aceita rapidamente.

Após esse episódio, belas coisas começaram a surgir. Florestas, mares e até mesmo as lindas cerejeiras do Japão. Surgiram os animais e os primeiros seres humanos. Tudo pela união de Izanagi e Izanami. Até nasceu o deus do fogo dessa relação deixando a mãe muito debilitada e morrendo (Célia Sakurai lembra que os deuses são mortais, segundo a mitologia japonesa) pelas próprias chamas do filho.

Enlouquecido com a perda, Izanagi promete ir buscar sua amada nas profundezas daquele mundo. Foi até as trevas então. Enfrentou monstros e desafios. Encontrou Izanami, mas não conseguiu trazer sua esposa novamente. Para evitar a saída dos males das trevas, o jovem deus lacrou o local com uma pedra que nem “10 mil homens conseguiriam mover”e proclamou “Adeus! Está tudo terminado entre nós”.Para se livrar das marcas das trevas, Izanagi banhou-se nos mares de Kyushu (região sul do Japão, onde fica Nagasaki). Neste momento, surge o novo deus Susanoo da tempestade, diretamente das águas do nariz de Izanagi (que estranho). Ainda nascem também da lágrima do viúvo, o deus da lua, Tsuki no Kami, e do seu olho esquerdo, Amaterasu, a deusa do sol.

Já cansado, Izanagi anuncia: “Agora é sua vez, pobre pequena”, Começava ali a saga de Amaterasu, responsável pela formação do Japão. Esse capítulo a gente conta mais adiante…

Tirinhas do Zodíaco: Tirinha 12/09

Tirinhas do Zodíaco: Tirinha 12/09

Anime News - A morte de Shingo Araki

Os deuses do Olimpo aguardam a chegada de um cara que fez alegria de todo um mundo. Morreu nesta semana o designer e diretor de animação Shingo Akari. O japonês foi responsável pela adaptação da obra Cavaleiros do Zodíaco para as telinhas, isto é, ele fez Seiya e sua turma sair dos mangás para os animês.

Uma das principais mudanças feitas por Shingo Akari foi na armaduras. Ele as projetou de forma que um dos itens que marcam mais a série tivesse mais movimento. O japonês também trabalhou em outras séries de sucesso como Yu-Gi-Oh! e Lady Oscar (A Rosa de Versalhes).

Um artista singular e de muita personalidade em seu traço, uma enorme perda para  mundo dos otakus.

Shingo morreu aos 73anos. Confira este vídeo onde o japonês mostra seus dotes como desenhista: