segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Anime Review & Download - Jigoku Shoujo

Costumo pensar que gosto de anime no geral; literalmente assisto de tudo: shonnen, seinen, shoujo, romance, luta, terror... Se o anime é bom ou não eu decido ao assistir, não tenho preconceito com o gênero. Mas ultimamente tenho me interessado muito por animes que exploram o sobrenatural, e terminei de ver uma ótima opção no gênero: Jigoku Shoujo - Garota ( menina ou jovem ) do Inferno.
Um anime bem diferente tanto na abordagem como na história em si, com 3 temporadas de 26 episódios cada: Jigoku Shoujo ( 1ª temporada ), Jigoku Shoujo: Futakomori ( 2ª temporada ) e Jigoku Shoujo : Mitsuganae ( 3ª temporada ). O anime ainda rendeu um live action, mas não me interessei de ver ainda... Jigoku Shoujo, um anime de drama-suspense-sobrenatural.




Sinopse

Dizem que ao entrar no site "Linha Direta Inferno" à meia noite em ponto com um forte sentimento de ódio e digitar o nome da pessoa que odeia, a garota do inferno irá levar a pessoa odiada imediatamente ao inferno. Mas não é uma lenda: a 400 anos, esse tem sido o "trabalho" de Enma Ai, junto com seus companheiros Wannyudo, Ichimoku Ren e Honne-Onna. Contudo, quem encomenda o serviço tem que pagar um alto preço: também irá para o inferno. "Bom, somente depois de morrer", como dito pela própria Enma Ai.

Análise

Uma das características da série é que, na grande maioria das vezes - na 1ª e 2ª temporada -  não há "gancho" entre um episódio e outro: todos eles tem começo, meio e fim. Tirando cerca de uns 6 episódios por temporada, você pode assistir os demais em qualquer ordem sem prejudicar o entendimento da coisa. Mas é mais interessante analisar cada temporada separada.

Na 1ª temporada o anime segue uma regra de bolo à risca: começa mostrando o sofrimento da "vítima" ( quem assistir entenderá as aspas ), alguém menciona a lenda do Linha Direta Inferno, a pessoa acessa, conhece a Enma Ai e o preço a se pagar pela vingança, e recebe um boneco de palha do Wanyudo com um laço vermelho que, ao ser puxado, firma o contrato; em seguida confronta a pessoa odiada, puxa o laço e vemos a tortura que Enma e seu grupo fazem antes de jogar o infeliz - ou maldito - no inferno; depois aparece o cliente feliz ou arrependido do que fez. Contudo, 1 caso em especial desencadeia a "história principal" da temporada, e desse ponto em diante alguns novos personagens ficam recorrentes e os episódios criam ganchos, concluindo com um desfecho simplesmente genial, onde descobrimos quem Enma Ai era quando viva e como/porque virou a garota do inferno.

A 2ª temporada continua logo após a 1ª, tem termos de tempo. Contudo a regra de bolo foi rasgada: às vezes já começa com a vingança e a história é contada de trás pra frente, às vezes são flashbacks fora de ordem; os ajudantes tiram turnos na hora de virar boneco de palha, e no geral as histórias são mais pesadas e cruéis. Também aparece do nada uma nova "ajudante" que tira o juízo de todos - o seu também - mas que acabará tendo um papel importante no final: Kikuri. Mais uma vez, um dos episódios acaba voltando como trama principal e a partir dele se desencadeiam os eventos finais e bem intensos da temporada; outro final de cair o queixo.

A 3ª temporada foge bastante do "lugar comum" das outras 2: a história gira em torno de Mikage Yuzuki, que foi "possuída" por Enma Ai, e os episódios são menos "randômicos" e tem uma sensação de continuidade. Ao invés de casos espalhados pelo país inteiro, as histórias giram em torno da cidade e da escola de Yuzuki. Também ficamos conhecendo nessa temporada a origem de todos os ajudantes de Enma, incluindo o novato Imawaro. Só o diabo da Kikuri que não explicam da onde veio -_-" As histórias são no geral bem menos intensas que as das outras temporadas, algumas chegam até a não fazer sentido algum. Felizmente, o final é mais uma vez de cair o queixo.

Como acho que parte da graça é conhecer a história dos personagens, não tem sentido eu apresentar eles em detalhes como faço em outros reviews. Assistam e descubram ^_^

Por que é legal?

Quem realmente tem "poder" é Enma Ai, seus ajudantes fazem mais o papel de investigar o motivo da vingança, se disfarçando - eles usam uma espécie de poder que não permite que as pessoas reconheçam seus rostos em locais diferentes, tipo: se uma hora Onna é uma professora e depois é garçonete, quem ver ela nos 2 locais pensará ser 2 pessoas totalmente diferentes - . Dependendo da investigação, Enma pode até mesmo desistir do contrato, caso o laço não tenha sido puxado ainda. E essa investigação acaba sendo a maior parte do seriado.

As histórias variam pra caramba: filho que quer se livrar da mãe doente, irmão que não deixa a irmã ter namorado, amiga que se sente abandonada pela ex melhor amiga, médicos irresponsáveis, estupros, vingança por alguém querido que foi assassinado, herança, traições, inveja... praticamente todas as formas de ódio possíveis são abordadas ao longo das 3 temporadas, até mesmo o ódio infundado. Algumas histórias são realmente "pesadas" e te fazem quase chorar de ódio do condenado, já outras são o oposto: ele ou ela não fizeram nada pra merecer aquilo. Mesmo assim, Ai é obrigada a cumprir o contrato.

Essas histórias também tem sua conotação política e social: em vários episódios, tem alguém comentando sobre a corrupção dos políticos ( LOL os japas não sabem o que é corrupção... ), sobre como a sociedade deles está degenerando, adolescentes engravidando, desemprego, injustiças, etc. É bacana ver esse outro lado da sociedade japonesa, ver que nem tudo é as mil maravilhas que às vezes pensamos que é. Apesar de ser um anime "fantástico", os problemas dos personagens são bem reais, é bem fácil entender o que sentem e se imaginar no lugar deles. Eu mesmo passei por alguns daqueles "problemas"...

As execuções são um show a parte. Eles fazem todo um espetáculo - às vezes, literalmente - pra esfregar na cara do condenado os crimes que ele cometeu, e normalmente fazem ele passar pelo mesmo sofrimento que causaram à pessoa que encomendou a vingança só que de forma mais surreal. Imagine se "A Hora do Pesadelo" fosse anime, é mais ou menos isso.

Áudio

Se tem uma coisa do caralho em Jigoku Shoujo é a trilha sonora. É uma das melhores que já ouvi, e combina perfeitamente com os momentos de terror, tristeza, punição... minha OST favorita é a Jigoku Rock, que toca quando Enma Ai está a ponto de enviar a vítima ao inferno.

As músicas de abertura são muito boas, principalmente da 2ª e 3ª temporadas - essa última por sinal é super grudenta lol

Animação

A animação é ótima e sóbria, assim como o estilo do traço. Tirando Ai e Kikuri, todos seguem um estilo mais "realista" de desenho do que o normal nas 3 temporadas, mas há uma enorme evolução na 3ª temporada. Além disso, quando a vingança vai ser iniciada, costuma ter uma "introdução" com a Enma vestindo seu kimono especial e indo em direção ao condenado, e nessa parte é bem notório que eles deram uma caprichada enorme na animação. Tipo, essa parte é bem mais bem feita e animada do que o resto do episódio, e o kimono dela tem um efeito tri-louco, como se fosse um holograma.

O que me deixou frustrado?

Várias pontas soltas, como por exemplo a Kikuri, alguns casos mais marcantes que não ficaram bem explicados, que fim teve Hajime-chan, o que exatamente aconteceu com Yuzuki... A regra de bolo ser tão rígida na primeira temporada cansa um pouco. Penso que o anime inteiro teria sido ainda melhor se nas 2 primeiras houvesse uma ligação maior entre os episódios, parecido com o que foi feito na 3ª temporada.


NOTAS

Animação: 9
Direção: 7 ( às vezes repetitivo, outras imprevisível )
OST: 10
Músicas: 9
Temática: 10
Enredo e desenvolvimento: 8 
Personagens: 8.5
Final: 9
- Suspense: 8
- Terror: 7
- Drama: 10


Episódios

Aqui vai o link de nosso parceiro Anbient.net para a primeira temporada! Vou tentar conseguir as demais temporadas, que foram perdidas com o fim do megaupload :(

http://www.anbient.net/tv/jigoku-shoujo