sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Otaku News - Tiozinho da Revistas e Cia no G1!

Olha ai, quem é de Fortaleza e fã de mangás e quadrinhos em geral deve conhecer a figura, ele virou matéria no site G1 da globo! http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/02/colecionador-do-ceara-reune-150-mil-revistas-em-quadrinhos.html



Uma paixão que já dura uma vida. Aos 59 anos de idade, Silvyo Amarante admira, lê e coleciona todos os tipos de quadrinhos desde os seis. São mais de 150 mil revistas espalhadas em quatro depósitos, além dos exemplares que tem na loja que montou há 15 anos em Fortaleza, um estoque tão grande quanto a coleção particular. Para Amarante, o hobby virou estilo de vida.

Clássicos da década de 1940, como as revistas "O Guri e Gibi", que acabaram virando sinônimo de quadrinhos no Brasil, também fazem parte da coleção. Mas Amarante revela que o acervo vai além dos quadrinhos. Ele diz ter todas as edições da "Revista do Esporte" e da revista masculina "Playboy", por exemplo. "Uma vez tive a ideia de fazer um museu para consultas. Um dia um estudante veio e roubou sete Playboys minhas. Me zanguei e acabei com o museu", conta o colecionador, que tem como peça mais antiga uma revista portuguesa de 1904. Fã de criações dos desenhistas e roteiristas Hall Foster (1892-1982) e Frank Miller, autores de "O Príncipe Valente" e "A queda de Murdock", respectivamente, Amarante fala com orgulho das obras que guarda como tesouros. "'O Príncipe Valente' é deslumbrante. Fazer algo assim em uma época sem recursos, imagino o que ele [Foster] faria hoje", afirma.

“Graças a minha coleção me tornei amigo de artistas que admiro, como Al Rio [Mulher Maravilha], Ed Bennes [Liga da Justiça] e Clark Kenji Yamamoto [artista independente]. Já trabalhei escrevendo monólogos para Chico Anysio e conheci outros tantos talentos, me sinto um privilegiado”, afirma o colecionador que já foi chamado de louco por parentes e amigos.

Colecionador tem todos os números de "Roy Rogeres" e "Aí Mocinho", da Editora Brasil-América. (Foto: Diana Vasconcelos/G1 Ceará)
O começo

A paixão começou quando ele passou a ler as charges da revista “O Cruzeiro”, em especial, “Os Amigos da Onça”, que o dono de uma fábrica de sapatos no Centro de Fortaleza colava nas paredes do estabelecimento. “Eu tinha seis anos e morava vizinho à fábrica. Passava horas lendo as charges e o dono me emprestava um cavalete para eu ler as mais altas”, conta o colecionador.

Nessa época, passou a pedir quadrinhos ao pai como presente. Aos 10 anos, quando já frequentava uma feira de colecionadores aos domingos no Centro de Fortaleza, encontrou um senhor tentando se desfazer de uma pilha de revistas. “Passei o dia inteiro na casa dele. Voltei para casa umas 21h em um carro cheio de revistas, no meu colo, no banco de trás, no porta-malas, umas de duas mil que eu comprei sem ter um tostão no bolso. Saí da casa do velhinho dizendo que meu pai ia pagar”, afirma.

Mas, ao chegar em casa, o garoto fã de quadrinhos encontrou todos chorando pelo desaparecimento dele. “Quando me viram com revistas, meu pai disse para não falarem nada porque eu era doido”, disse sorrindo . “Meu pai pagou tudo para o velhinho”, lembra. O problema passou a ser o espaço para guardar tantos quadrinhos. O tempo passou e Silvyo Amarante, aos 17 anos, montou a primeira loja, localizada no Centro da cidade com cinco funcionários.

No mural de autógrafos, o colecionador exibe artes exclusivas de Al Rio, Maurício de Souza e Ziraldo. (Foto: Diana Vasconcelos/G1 Ceará)

Juventude

“O piso do mezanino era coberto de posteres de mulheres nuas, todos tinham de tirar os sapatos para entrar. O pessoal adorava, não era fácil conseguir aquilo” contou. A loja só durou um ano, a proprietária do prédio não quis renovar o contrato de aluguel porque achava o ambiente “errado”. O jovem então partiu para a faculdade, fez seis semestres de economia e seis de administração, largou as duas faculdades e disse para o pai que se continuasse seria “um péssimo administrador e um economista medíocre”.

“Ele [o pai] me respondeu que eu só servia para duas coisas, cuidar de uma casa de jogos ou de uma livraria. Ele estava certo, acabei abrindo uma lotérica [em 1984] e o nome era Quadrinhos. As pessoas achavam que era por causa da cerâmica nas paredes, mas era por causa das revistas que estavam por toda parte”, conta. Mas antes da lotérica, em 1982, Silvyo se casou e passou por tempos financeiros difíceis.

Sem espaço

Amarante conta que eles alugaram dois apartamentos no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. No 3º andar eles moravam, no 2º funcionava um depósito de revistas. A renda melhorou quando o colecionador conseguiu a lotérica. “Eu tinha revistas em todo lugar, em casa, no apartamento de baixo, nas escadarias do prédio, na casa da minha mãe, numa fazenda do meu pai e na lotérica. Chegou ao ponto de as pessoas encontrarem revistas até nas mesas usadas para fazer os jogos”, diz Amarante, que se tornou pai também em 1984.

Em dezembro de 1989, Amarante usou tudo que tinha na poupança (10 milhões de cruzados) e o dinheiro da venda de um terreno (50 milhões de cruzados) para comprar a coleção de três mil exemplares de um amigo empresário. “Depois de vender 598 exemplares, consegui 183 milhões de cruzados’’, uma espécie de vingança, segundo ele, contra os que consideraram a compra uma loucura.

Texto do monólogo "M" foi publicado em um
livro pelo colecionador.
(Foto: Diana Vasconcelos/G1 CE)

Com o aumento da coleção, Amarante disse que um depósito que pudesse receber todo o acervo se fez necessário. O colecionador, então, preparou um grande depósito ao lado da casa do pai por volta de 1994. A mudança do material foi feita em um dia, o mesmo em que ele prestigiava uma apresentação de Chico Anysio onde declamava o texto “M”, escrito por Amarante e que virou livro em 2011 (Editora Expressão Gráfica). As caixas foram empilhadas para serem arrumadas depois.

“Naquela noite teve uma chuva fina, o riacho perto da casa do meu pai subiu. No dia seguinte me ligaram falando que o depósito tinha alagado. Só lembro de abrir duas caixas com coleções estragadas: Roy Rogeres [década de 50, Editora Brasil-América] e Gene Autry [década de 40, Editora Brasil-América] dos números um ao 100, duas das mais valiosas que eu tinha. Daí pra frente só lembro que passei o dia jogando caixas foras”, conta, acrescentando, “o trauma foi tão grande que de lá para cá só entrei umas 20 vezes no depósito, não gosto”.

Mesmo “desencantado” por causa do incidente do alagamento, a coleção do empresário cresceu consideravelmente, preenchendo quatro depósitos. Para ele, o lado fã ainda é o mais forte. Em 1996, desfez-se da lotérica e montou a loja, onde também adquire exemplares para coleção sempre que tem oportunidade, readquirindo, inclusive, todos os números de Roy Rogeres e Playboys.

O lojista garante que não vende itens da coleção, a menos que tenha mais de um exemplar, o que é comum. Sendo assim, a loja que mantém há 15 anos tem desde artigos à venda em qualquer banca de jornal a itens especializados e raros. “Hoje, comercialmente o mais rentável são os comics [histórias em quadrinhos no estilo norte-americano], mas os que vendo em maior quantidade são os mangás [estilo japonês]. Mas também tenho fumetti [estilo italiano], manhwa [quadrinhos asiáticos], europeu e até os independentes”, conta.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Jogos News - Rock 'n Roll Racing 3D

Rock'n' Roll Racing é um clássico inesquecível, de uma época mais inocente, quando jogos eram mais simples e ouvir uma trilha sonora de rock em 16-bit era a mais pura emoção que só se equiparava a dar cólera do dragão no chuveiro.

Eis que um grupo de programadores (e fãs) russos vai nos presentear com um remake 3D do jogo. Como era de se imaginar, o game não tem qualquer envolvimento da Blizzard ou da Interplay, empresas originais, e é assim mesmo que vai rolar, já que o jogo vai ser lançado gratuitamente nas interwebs.

O jogo foi anunciado em 2009, mas só agora ganhou o primeiro trailer. Os produtores garantem que o jogo virá com as músicas originais, falas do narrador e também terá a possibilidade de modificações, ou mods.

O site do grupo está neste link e contém novidades sobre o projeto. Fique com o primeiro trailer, abaixo.
Rock'n' Roll Racing 3D

Jogos News - Edições especiais de Sanctuary Battle

A Namco Bandai revelou que jogadores europeus terão a opção de comprar duas edições especiais para Saint Seiya: Sanctuary Battle. A primeira delas é a mais interessante e acompanha uma tiara dourada, inspirada pela armadura do cavaleiro de Sagitário. A segunda edição especial vem com a própria caixa da armadura de Sagitário. Mas claro, sem a armadura dentro --- risos.

Outros brindes acompanham os dois pacotes, como blusas, uma caixa bonitona e conteúdos por download encartados em código. As duas edições especiais estão confirmadas somente para a Europa. Ainda temos que esperar para ver se teremos novidade similar por aqui - já que o game vai ser lançado oficialmente no Brasil.




Saint Seiya: Sanctuary Battle é exclusivo de PlayStation 3 e, como o nome sugere, é baseado no clássico manga e anime Cavaleiros do Zodíaco, de Masami Kurumada, exibido originalmente no Brasil pela extinta Rede Manchete.

No game, os jogadores controlam os cinco principais Cavaleiros de Bronze (Shiryu de Dragão, Shun de Andrômeda, Seiya de Pégaso, Ikki de Fênix e Hyoga de Cisne) e enfrentam guerreiros do Santuário enquanto atravessam as 12 casas para salvar Saori Kido, a deusa Atena.

Saint Seiya: Sanctuary Battle foi produzido pela Dimps, com produção da Akira Sanoe, mas é classificado como um "título de ação cinemática corpo a corpo", sendo diferente das edições da série para o PlayStation 2, também produzidas pela Dimps.

O lançamento é aguardado para março.

Geek News - Galasy SIII será super fino



A Samsung promete vir com tudo para o lançamento da terceira geração do smartphone Galaxy S, que deverá ser o aparelho mais fino do mundo.

Segundo o site coreano Electronic Times News, o Galaxy S III será um “superphone” com apenas 7 milímetros de espessura. Atualmente, o aparelho mais fino é o Motorola Razr com pouco mais de 7,1 milímetros. (Para efeito de comparação, o Galaxy S II possui 8,49 mm).

De acordo com as informações, o modelo teria uma câmera traseira de 8MP em vez de uma com 12MP, câmera frontal de 2MP, display Super AMOLED Plus e sistema Android 4.0 (Ice Cream Sandwich).

Outros rumores, no entanto, afirmam que o aparelho também terá processador de quatro núcleos, suporte a conexão 4G (LTE), 2GB de RAM e será lançado pela Samsung em junho deste ano.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Tirinhas do Zodíaco: Tirinha 26/09

Tirinhas do Zodíaco: Tirinha 26/09

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Manga News - Negima acaba nos próximos 3 capítulos

Negima é um mangá de Ken Akamatsu, criador de Love Hina. Assim como sua obra passada, é um dos melhores mangás harém já feitos ( apesar de ter fugido do foco em um momento e ter virado um mini-DBZ ). Infelizmente, no capítulo 352 veio o aviso de que a história irá acabar no 355 :(

Quando ler tudo, farei um completo e looongo review da série. Quem quiser aproveitar e fazer uma maratona, fica aqui o link pra todos os capítulos em inglês: http://www.mangafox.com/manga/mahou_sensei_negima/

Anime Newss - Novo filme e série de CDZ

Fonte: http://www.cavzodiaco.com.br/noticia/06/02/2012/bomba_masami_kurumada_surpreende_o_mundo_com_nova_serie_de_tv_com_estilo_mais_infantil_nova_imagem_do_filme_em_computacao_grafica

Para os fãns de CDZ "Saint Seiya", a notícia é bombástica.

O filme não é novidade, já tinha sido anunciado e agora temos uma imagem do que seria o Seiya e um vilão ao fundo. Tem tudo pra ser sucesso.

A nova série é que é a bomba em si. Vendo o filão de animes infantis que arrecadam milhões com brinquedos ( Bakugan, BeyBlade e afins ), Toei Animation e Masami Kurumada resolveram criar um REMAKE de Saint Seiya, com visual e história mais voltados para crianças. Obviamente não é algo feito para agradar os fãs que há mais de 2 décadas apoiam e seguem CDZ, e sim visando em conquistar novos "clientes". Para quem sonhava em um remake estilo Dragon Ball Kai devido às cenas do Pachinko de CDZ ou uma nova série continuando a história do filme Tenkai Hen, isso é um baita chute nos bagos, aliás, uma castração sem anestesia.

Sente o drama:

Meu deus, aquilo é o Shiryu????

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Artigos - Curiosidades de XXX Holic

XXX Holic é um mangá cheio de mistério desde seu início. Quem teve oportunidade de ler a obra do grupo CLAMP pode se deliciar com a nebulosa Ichihara Yuuko e o jovem Watanuki Kimihiro. Lançado em 2003 no Japão, XXX Holic chegou ao Brasil apenas em 2006 por meio da editora JBC que publicou 38 volumes até agora.

Algumas mensagens do mangá passam em branco devido a alta carga cultural. Para alguns, as expressões podem ser entendidas apenas como invenções do grupo CLAMP, mas na verdade são baseadas na cultura grega, indiana e japonesa , é claro. O Nerdaku resolveu esclarecer algumas definições presentes na trama.


No primeiro volume da saga, quando acontece o encontro dos dois protagonistas ocorre a seguinte cena:

- A linha… da minha vida? – perguntou o garoto.
- A linha da sua vida. – a mulher começou a explicar. – Ela é urdida por Clotho, a “Fiandeira”, que segura o fuso e puxa o fio da vida. É medida e enrolada por Lachesis, a “Fixadora”, que usa seu cajado para determinar a qualidade do fio. E é cortada por Átropos, a “Inevitável”, que determina o fim de uma vida. Elas são uma tríade, conhecida com “As Parcas” ou “Moirae”, filhas da noite ou ainda de Zeus e Têmis.


As expressões Clotho, Lachesis, Átropos e Moirae fazem parte da mitologia grega (Não há como não lembrar de Cavaleiros do Zodíaco, por exemplo). Segundo os gregos, Moirae ou Parcas (na Roma) são divindades, filhas dos deuses Zeus e Têmis, responsáveis pelo destino do ser humano.

Formada por Clotho, Lachesis, Átropos, a tríade representa o começo, o meio e o fim, respectivamente. A princípio, havia uma só Parca, e esta se confundia com o destino. Depois, passaram a ser as três irmãs, mas a obscuridade que reina sobre o seu nascimento indica que elas exerciam funções desde a origem, e eram tão velhas quanto a terra e o céu.
As Moiras, com o fio da vida. Alegoria, por Strudwick (1885)

De acordo com o autor Márcio Pugliesi, no livro Mitologia Greco-Romana, os antigos representavam as Parcas sob a forma de três mulheres de rosto severo, acabrunhadas de velhice, com coroas de grossos flocos de lã entremeada de narciso.

Em XXX Holic, o “destino’ é a cereja do bolo. Ichihara Yuuko então, é responsável por identificar o futuro dos demais personagens por meio de técnicas de leitura fácil e da mão (quiromancia). Uma frase marcante de uuko é “No tear que tece a nossa vida, não há pontas soltas. Todos os fios estão entremeados entre si e revestidos de significado”. Faz alusão à tríade.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Jogos News - World of Warcraft de graça pra quem tem GVT

Eita que vai ter muito nego perdendo a vida social agora...

Em parceria com a Blizzard, o serviço nacional de banda larga GVT começou a oferecer uma boa promoção aos fãs de World of Warcraft. A partir desta quinta-feira (2), os clientes da banda larga Power GVT poderão ter acesso a uma cópia digital gratuita da versão em português do World of Warcraft, que inclui sua primeira expansão, The Burning Crusade. A promoção também envolve descontos especiais nos planos de assinatura que estão disponíveis a partir de R$ 12,90 por mês exclusivamente para esta promoção.

"Os clientes Power GVT têm uma banda larga de alta qualidade e ultravelocidade que proporciona uma experiência sem precedentes em jogos on-line," destaca o presidente da GVT, Amos Genish. "Queremos aumentar ainda mais o valor percebido pelos nossos clientes ao unir o melhor em banda larga ao melhor em jogo on-line", completa.

"Sabemos que a crescente parcela de usuários de banda de larga no Brasil é apaixonada por jogos on-line. Uma das nossas maiores prioridades é apoiar este entusiasmo com experiências de jogo acessíveis e atraentes," afirmou Paul Sams, COO da Blizzard Entertainment. "Estamos muito satisfeitos em poder trabalhar com a GVT para atingir este objetivo oferecendo World of Warcraft a um preço sem igual para os clientes Power GVT."

A GVT criou ainda um hotsite especial para os clientes que quiserem aproveitar a oferta de World of Warcraft. Clique aqui para conferir.


Jogos News - Abertura de Persona 4 Ultimate Arena

A Atlus divulgou o vídeo de abertura de Persona 4: The Ultimate in Mayonaka Arena. O jogo é uma produção da Arc System Works, responsável pelas franquias Guilty Gear e BlazBlue.



Ultimate in Mayonaka Arena traz uma nova história que se passa dois meses depois dos eventos de Persona 4. Apesar disso, o jogo, que estreia primeiro nos fliperamas, traz personagens dessa vertente e de Persona 3 (FES). Até agora já foram confirmados Yosuke, Kanji, Chie, Yukiko e o protagonista de Persona 4, antes sem nome, mas que agora se chama Yu Narukami, além de Aegis, Akihiko e Mitsuru, de Persona 3 FES.

O game tem lançamento confirmado para o segundo trimestre de 2012 nos arcades japoneses e terceiro trimestre nos consoles.