A produtora japonesa Square Enix liberou 14 dias grátis para o novo usuário do game Final Fantasy XI. Para ter acesso ao período Trial, basta ir até o site oficial do game e fazer o registro. Feito isto, basta baixar o client de 2GB aqui. Final Fantasy XI, também conhecido como Final Fantasy Online, foi lançado em maio de 2002 no Japão em uma versão para Playstation 2 e em novembro daquele mesmo ano foi disponibilizado uma versão para PC. Os amantes da série no Ocidente só receberam o jogo um ano depois, junto com a 1ª expansão Rise of The Zilart. Sem contar que a Square Enix ainda produziu uma versão para XBOX 360.
Ao longo dos anos, FF XI já ganhou quatro expansões e ainda add-ons. É cobrada uma quantia de 12,95 dólares mensalmente pela primeira conta, ou Content ID, e um dólar por cada personagem adicional. FF XI é ambientado no mundo de Vana’Diel, um lugar onde raças diferentes coexistem em meio à magia e tecnologia. Os habitantes desse lugar estão envolvidos em uma batalha contra um “Mau Ressuscitado” e a coleção de cristais para impedir um grande desastre.
Utilizando o mesmo ‘Job System’ (profissões) de “Final Fantasy Tactics” e “Final Fantasy V”, cada personagem poderá escolher uma profissão e com isso treinar seus segredos únicos. Você pode, por exemplo, transformar seu personagem em lutador e aprender poderosos golpes, para depois mudá-lo para mago branco e aprender algumas magias de cura – sem perder os poderes já aprendidos. Quanto mais experiência, mais habilidades seu avatar terá.
Série revolucionária
FF I e FF II
A série de Final Fantasy já vendeu quase 100 milhões de cópias no mundo inteiro. A primeira versão foi lançada em 1987 para o console Nintendo. FF foi uma idéia do japonês Hironobu Sakaguchi que se baseou em games como Dragon Quest e Dungeons and Dragons. O lançamento de Final Fantasy foi um sucesso e salvou a empresa Square.
Um ano depois do lançamento de FF I surge a segunda versão do game. Nesta já aparecem os populares chocobos e ainda o eterno mago Cid. Em uma avaliação da revista XBOX 360, da editora Europa, FF I foi considerado um dos piores da série.
FF III e FF IV
Em 27 de abril de 1990, ainda para o console NES, FF III chega para revolucionar de vez. Os quatro personagens órfãos, os chocobos e ainda os fofinhos moogles embalam de vez e FF deixa de ser uma mera cópia de Dragon Quest.Nesse intervalo, o console GameBoy ganha Final Fantasy Legend em 1989. Já em 1991, FF IV chega ao console Super NES e ganha um upgrade no visual. O engraçado é que esta versão foi censurada em alguns pontos devido à exposição de monstros com seios. Isso nos EUA, pois no Japão não teve frescura.
FF V e FF VI
O sucesso não podia parar. Em 1995 é lançado FF V com a novidade nas batalhas. O sistema “Active Time Battle” foi aprimorado, transformando o tempo que o jogador levava para escolher um comando em um fator decisivo. Em FF V, 22 profissões distintas já eram disponibilizadas. Neste mesmo ano, os norte-americanos ganharam Final Fantasy Mystic Quest para NES. Foi tão simples que não rendeu.
Chegou em 1994 no Japão a sexta versão do game. Sem muitas novidades, FF VI antecedeu a versão que iria revolucionar de vez essa linda história. O sistema batalha pode ser mais ortodoxo do que nos demais episódios, mas como cada personagem tem uma lista de movimentos únicos, os desenvolvedores foram criativos nos ataques e animações.
FF VII
Com o console Playstation nas prateleiras a série FF precisava ser disponibilizada também para esse novo vídeo-game. Considerada o episódio mais importante, FF VII foi lançado em 1997 trazendo 330 telas de computação gráfica e mais de 40 minutos de animações fantásticas. Com um investimento de 45 milhões de dólares, Final Fantasy VII bateu todos os recordes em sua estréia na plataforma PS. Cloud, Aeris e ainda o vilão Sephiroth fizeram desta versão uma das mais belas histórias do mundo dos games. Em Final Fantasy VII, o jogador entra no papel de Cloud Strife, um mercenário a serviço do grupo de ecoterrorismo chamado AVALANCHE, sob a liderança do explosivo Barret Wallace.
Com o progresso da história, Cloud acaba sendo arrastado pelos acontecimentos até tomar conhecimento do retorno de Sephiroth, um grande herói de guerra que havia sido dado por morto no incidente de Nibelheim, há cinco anos. Sephiroth já fora um ídolo para Cloud, mas enlouqueceu por motivos misteriosos, e Cloud sabe o risco que ele representa.Ao longo do jogo, Cloud conhece uma jovem florista chamada Aerith Gainsborough, uma Cetra, onde nasce um relacionamento entre os dois. Neste mesmo ano é lançado FF Tatics. Um spin-off no modo RPG tático, semelhante a jogabilidade do zadrez. Essa versão fez grande sucesso.
FF VIII e FF IX
Uma semana, 2,5 milhões de cópias: este foi o sucesso do lançamento de FF VIII em 1999. Alguns falam que o oitavo título da série não rendeu tanto, mas este blogueira considera um dos mais belos. Com um visual estupendo, FF VIII foi o primeiro título da série ser mais realista. Após dois episódios com foco na juventude, Final Fantasy IX chega ao ano 2000 com um cenário habitado por cavaleiros medievais. Foi a chance do criador da série relembrar os primeiros games da série.
FF IX foi um triunfo em termos gráficos, embora o visual excêntrico não tenha tido a mesma receptividade do público em relação ao realismo de FF VIII.FF XFF X foi o 1º episódio para Playstation 2. Lançado em 2001, este foi a primeira versão em 3D. Com um cenário romântico, a progressão predefinida dos títulos anterior começou a ser mudada e o jogador passou a definir os rumos do personagem no quesito evolução.Em um histórico da revista XBOX 360, é relatado que aqui a série FF deu uma recaída, fazendo com que fãs começassem a “dar as costas” para o jogo.
FF XI e FF XII
A principal mudança aqui foi a jogatina online. Sem experiência na área, a Square resolveu arriscar e deu certo. Donos de PS 2 puderam se unir aos proprietários de XBOX 360 e PC. No auge desta versão, cerca de 300 mil usuários ficavam conectados diariamente.
Esta versão lançada em 2003 para PS 2 foi uma continuação de FF X. Eu particularmente não gostei da versão protagonizada pelas três meninas, mas os críticos admiram muito esta continuação.Em 2003 mais um spin-off de FF foi lançado. Sob o título de Final Fantasy Crystal Chronicles este episódio para o console GameCube não foi um sucesso estrondoso, mas rendeu bem.
Não sou nenhum expert, mas a versão FF XII eu considero uma das mais belas. Lançado em 2006 para PS2, FF XII trouxe uma revisão de praticamente todos os elementos da série. O sistema randômico de luta deu lugar a um esquema de luta em tempo real. - o que ficou próximo dos RPGs online mais tradicionais.Esta versão não ganhou tanta publicidade como as anteriores e ficou a mercê, apesar de toda revolução na produção de FF XII.
FF XIII e FF XIV
Final Fantasy XIII é o décimo terceiro da série Final Fantasy produzido e publicado pela Square Enix para PlayStation 3 e Xbox 360. Foi lançado em 2009 e tem um enredo bem futurístico como fundo. FF XIII é um dos jogos da coleção Fabula Nova Crystallis e acontecerá no mesmo universo dos outros jogos, mas sem relação direta com eles.
Final Fantasy XIV foi lançado em 2010 e se estabeleceu como o sucessor de FFXI por ser a segunda aposta online. O game possui a mesma temática tradicional da franquia, mas traz mecânicas de jogo bastante diferentes da maioria dos outros games do gênero. Isto se reflete tanto em termos de jogo como de conteúdo disponível para os jogadores.
FF XIII-2
Assim como em FF X-2, esta é uma continuação de FF XIII a ser lançado em 2012.
É importante lembrar que vários episódios para consoles como Nintendo DS, GameBoy e PSP, por exemplo, foram lançados ao logo dos mais de 20 anos de FF, mas preferimos não citá-los aqui.
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