Elfen Lied é um dos animes/mangás mais crueis e brutais que já ví, e controverso também. Alterna momentos de violência extrema e de exposição do lado mais negro da humanidade, com outros de comédia e ecchi. Ação, suspense, comédia, ecchi, ficção científica, o valor da vida, pedofilia, incesto, violência, romance, vingança... tudo isso está em Elfen Lied e seus 13 episódios e 12 volumes de mangá. Vou começar falando do anime e depois falarei do mangá e das diferenças entre eles. Pra começar, vejam os primeiros segundos da série para terem uma amostra do que lhes espera:
OBS: em alguns momentos haverão partes do review com um alerta (SPOILER): isso significa que estou para revelar detalhes importantes da história, que estragariam a graça de quem não viu o anime/mangá ainda. Por favor, se você ainda não assistiu, não leia os spoilers ^_^
A história gira em torno de Lucy/Nyu, uma garota aparentemente normal, exceto por possuir um par de chifres ( que mais parecem orelhinhas ) , diferença essa que a fez ser excluída e perseguida como um monstro desde a infância. Com o tempo, Lucy descobre que essa não era a única diferença entre ela e as pessoas "normais"... Sua relação com Kouta, seu eterno duelo entre seu coração e seu "dna", o ódio e medo que as demais pessoas sentem por ela são a espinha dorsal da história de Elfen Lied.
( a partir de agora alguns micro spoilers, nada que estrague a experiência de quem não viu ainda )
Personagens
- Lucy/Nyu/????? : Nossa "heroína", uma Diclonius: a evolução da raça humana. Foi perseguida e vítima de "bullying" a vida inteira, pelo simples fato de ser diferente, o que a torna uma pessoa cheia de ódio, cruel e impiedosa. Sua revolta e ódio por essa situação faz ela perserber que possui um poder: "braços" invisíveis que saem de suas costas, praticamente indestrutíveis e capazes de cortar quase qualquer coisa.
A história começa com ela fugindo de uma base onde pesquisavam seus poderes, e matando tudo na sua frente. Durante essa fuga leva um tiro na cabeça, que acaba por criar a personalidade Nyu: enquanto nessa forma, Lucy é doce e inocente como uma criança de 2 anos e mal consegue falar. Contudo, sua "real" personalidade vem à tona se sofrer uma pancada forte na cabeça ou passar por um trauma ou ameaça. É talvez a yandere mais assustadora de todas.
- Kohta : um rapaz de 19 anos rescém aceito na faculdade, é o nosso herói. Sofreu um grande trauma na infância devido a um "acidente" onde morreram seu pai e irmã, que lhe deixou com amnésia daquela época. Chega para morar com sua prima e amiga de infância Yuka, apesar de mal se lembrar dela. É o típico bom mocinho que quer o bem de todos e se sacrifica por todos, e completamente incapaz de ver as meninas que gostam dele.
- Yuka : a prima de Kouta e dona da pousada onde todos da "turminha" acabam morando, ama o primo ( pra alguns é considerado incesto, nos EUA é o mesmo que gostar do irmão! ) desde criança apesar do bocó não notar. É caseira, prendada e calma, mas muito ciumenta. No mangá é mostrado que ela é bem safadinha e tarada, com desejos e pensamentos que beiram o hentai, mas omitiram totalmente esse lado no anime. Morre de ciúmes da ligação entre Nyu e Kohta.
- Mayu : uma menina meiga e doce, que teve a vida destruída com o 2º casamento da mãe: ( SPOILER ) seu padrasto abusava dela sexualmente, embora nunca a tenha deflorado de fato. Ao contar tudo pra sua mãe, ela a espanca e diz que é tudo culpa da Mayu, e basicamente a expulsa de sua vida. ( Fim do SPOILER ) Ela foge de casa e passa a morar nas ruas e comendo restos, tendo um cachorrinho abandonado como seu único amigo, até ser literalmente adotada por Yuka e Kouta.
- Nana : uma Diclonius como Lucy, com a exceção que obedece cegamente o líder do laboratório de pesquisa, Kurama, a quem considera como seu pai. Este a envia para capturar Lucy e trazê-la de volta viva, e as duas acabam protagonizando um dos momentos mais violentos e cruéis da história dos animes. Acaba retornando e sendo "amiga" de todos ao descobrir o lado Nyu de sua inimiga.
Diferenças: Mangá x Anime
A principal e inicial diferença é a qualidade técnica: o mangá de Elfen Lied é MUITO mal desenhado no começo, parece coisa de amador. Com o tempo a evolução é notória, e fica muito bom. Começa tão feio que num volume mais pra frente o mangaká perde perdão por desenhar tão mal no começo.
O anime, por outro lado, tem uma produção de primeira, a começar pela abertura meio surreal com a música "Lilium" ao fundo. O diretor Mamoru Kanbe se esforçou para dar ao anime mais momentos românticos do que os existentes no mangá, e apesar de ter tentado produzir uma série mais longa, foi obrigado a expremer a história ( até onde o mangá tinha ido ) em 13 episódos apenas. Isso resultou em um "final" alternativo e bonitinho ( principalmente se comparado ao ultra-depressivo final do mangá... ), muitos detalhes da história em mistério e vários personagens homitidos, alguns bem importantes por sinal.
***(SPOILERS)***
FINAIS
Obviamente esse é um puta spoiler, não leia isso se ainda não assistiu o anime, e principalmente não leia se não viu o mangá ainda.
O final do anime acontece mais ou menos na metade da história do mangá. Além de algumas das diferenças presentes na tabela acima ( o beijo entre Lucy e Kohta, a morte de Kurama...), há o fato do final ser em aberto: o final não finaliza nada e deixa um gancho enorme - e proposital - para uma continuação. Apesar de ter feito e ainda fazer muito sucesso, não há previsão alguma de uma segunda temporada.
O final do mangá... é bem pesado e muita gente não entendeu,e por isso vou explicar. Se não leu ainda, denovo, pare de ler agora e vá ler o mangá, vale muito a pena. É explicado que Lucy na verdade tem 3 personalidades: Lucy/Kaede, que seria a principal e também a yandere; Nyu que surgiu após aquele tiro na cabeça e com o convívio com os demais; e por último seu "DNA", a vontade de matar a tudo e todos, exterminar a raça humana e tornar os Diclonius os herdeiros da terra.
Quando Kohta descobre o lado cruel dela e a faz prometer nunca mais matar, essas personalidade entram em conflito. Kurama por acidente dá um tiro mortal em Kohta. Lucy pira completamente: um mundo sem Kohta para ela sequer merece existir, seus vetores se extendem até o espaço e e ela literalmente começa a destruir o mundo. Felizmente, ela percebe que há uma forma de usar esse imenso poder para curar Kohta, mas há um porém: o corpo de Lucy não aguenta seu próprio poder, e usar tanta energia faz com ele comece a derreter... não bastasse isso, o governo começa a enviar jatos e mísseis contra Lucy, e ela precisa se proteger enquanto salva Kohta, gastando ainda mais energia. Quando finalmente está recuperado, o que resta de Nyu/Lucy é apenas o dorso, meio murcho e com os orgãos internos expostos, mas ainda vida.
O exército chega para exterminar o que sobrou de Nyu, e também seus amigos; nessa hora o DNA assume o comando e tenta matar a todos, mas as personalidades de Nyu e de Lucy se "externam" como se fossem espíritos e protegem Kohta e grupo, ao mesmo tempo em que pedem a ele que as mate: elas não conseguem mais segurar o DNA e a dor que sentem naquele corpo mutilado era insuportável, e prometendo a ele que um dia se encontrariam denovo no local onde brincavam quando crianças. Kohta se recusa, até o momento em que até mesmo o DNA para e lhe entrega uma arma, implorando que acabe com toda aquela dor, e finalmente ele a mata.
Anos se passam, a humanidade erradicou o vírus que gera as Diclonius, Kohta e Yuka se casaram e tiveram uma filha. Mas em todos esses anos ele sempre voltou ao local prometido, na época do festival de verão, esperando pelo re-encontro com Lucy/Kaede e Nyu. Já com alguma idade e com sua filha junto a ele, acham uma garrafa enterrada por Kaede onde ela revela seu nome. Subitamente, aparecem 2 amigas de sua filha, dizendo que estavam lá para re-encontrar um velho amigo, que tinham prometido rever a muitos anos: as re-encarnações de Lucy/Kaede e Nyu.
***(FIM DOS SPOILERS)***
Avaliação
O anime é excepcional do começo ao fim. Apesar de não mostrar toda a história, até onde mostra o faz com extrema competência. A violência é constante e exibida da forma mais nua e crua possível. É o tipo de anime que você do 1º episódio ao último de uma vez só.
O mangá começa meio morno, e o péssimo traço no início chega a assustar. Contudo, ele vai ficando cada vez melhor, mostrando uma história intrigante e cheia de questionamentos morais, com personagens fortes e marcantes. O desfecho é até o momento o mais forte, cruel e triste que já ví, e realmente vale a pena ler ele na íntegra.
NOTAS - Anime / Manga
Animação: 10 / Traço: começa com 4 e termina com 8
Direção: 10 / 6
OST: 8
Músicas: 9
Temática:9 / 9
Enredo e desenvolvimento: 9 / 10
Personagens: 8 / 9
Dublagem: 7
Final: 8 / 10
- Ação: 8 / 9
- Violência: 10 / 10
- Ecchi : 5 / 8
- Suspense: 9 / 9
Download
Links de nosso parceiro http://www.anbient.net/, deêm uma passada lá para verem outros animes irados ^_^
http://www.megaupload.com/?d=D7C1IRU2
http://www.megaupload.com/?d=MAIMOY2D
http://www.megaupload.com/?d=UFN8C3VM
http://www.megaupload.com/?d=4PTKDW9F
http://www.megaupload.com/?d=PUY26ULM
http://www.megaupload.com/?d=7N699VWT
http://www.megaupload.com/?d=UAM0JN56
http://www.megaupload.com/?d=XF4OV0CL
http://www.megaupload.com/?d=Y15UZ92U
http://www.megaupload.com/?d=GBRB0UU8
http://www.megaupload.com/?d=LHSDDXB0
http://www.megaupload.com/?d=MMTR7WIT
http://www.megaupload.com/?d=CHU82XKH
http://www.megaupload.com/?d=M64A9ZH7
Nenhum comentário:
Postar um comentário