sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Anime Review & Download - Toradora

Minha ideia é tentar alternar reviews de animes que vi recentemente com outros mais antigos. Como o último foi NGE, agora falarei do mais recente que assisti, Toradora!
Toradora é um anime adaptado de uma light-novel  de 10 volumes ( review num futuro próximo ) escrita por Yuyuko Takemiya e desenhos por Yasu. Após o sucesso da série de tv, também foi lançado um mangá, ainda em andamento.
O nome Toradora deriva do nome dos 2 protagonistas em katana (alfabeto usado para palavras estrangeiras), Taiga ( pronúncia idêntica à de "tiger" - na pronúncia dos japoneses -, e "tiger" em katakana se escreve "tora" ) e Ryuuji  ( "filho de dragão", dragão = dragon = doragon ). É uma comédia romântica "realista" - não tem ninguém vindo do espaço ou coisa do tipo - e uma das melhores do gênero: muito engraçada e o romance também é muito bonito. Além disso, tem uma das aberturas mais legais e grudentas que já vi.






Enredo

Taiga e Ryuuji são vistos como 2 delinquentes ( rebeldes/brigões) da escola, sendo a fama de Ryuuji injustiçada - acham isso dele por ele ter cara de bandido, embora seja mais "delicado" do que sua própria mãe. Acabam descobrindo por acidente que estão perdidamente apaixonados... pelo melhor amigo(a) de cada um. A partir daí se unem para tentar aproximar um ao outro daqueles que amam. E claro que as coisas não saem como planejado...

Personagens


O grupo principal de personagens é composto por 5 alunos do 2º ano do ensino médio. Como o grande foco da história está na personalidade dos personagens, terei que ser superficial para não ter spoiler:


  • Takasu Ryuuji - nosso "heroí". Ele e sua mãe foram abandonados pelo pai dele quando ela ainda estava grávida. Além disso, herdou os "olhos de marginal" do pai, o que faz todos acharem que ele também é um marginal, e por isso - aliado ao abandono - odeia o pai ao ponto de nem querer ouvir falar dele. Como a mãe é extremamente relaxada como dona de casa, ele teve que aprender a fazer de tudo sozinho, e acabou virando um verdadeiro "mão santa" obcecado por limpeza e organização, vira a babá de Taiga - ou cachorro, como ele prefere chamá-lo. É extramente romântico e tímido, não consegue nem cogitar a ideia de se confessar para Minori, melhor amiga de Taiga e sua paixão desde o 1º ano.



  • Aisaka Taiga - nossa "mocinha". Filha de uma família rica, se revolta com o divórcio dos pais e resolve morar sozinha - os japoneses são bem liberais nesse ponto - num apartamento que fica do lado da casa de Ryuuji, janela com janela para o quarto dele. Por ser muito esquentada, briguenta e tampinha ganha o apelido de "mini-tigresa". Por ser muito pequena e linda, recebe muitas declarações de amor mas rejeita todas, e acaba se apaixonando por Kitamura Yusaku, melhor amigo de Ryuuji. Mas é completamente atrapalhada e nervosa sobre isso, ao ponto de dizer que não quer sair com ele, mesmo querendo, por não conseguir pensar direito. É um típica tsundere, considerada a fusão de Shana e Zero ( de Shakugan no Shana e Zero no Tsukaima ), e o fato da mesma atriz dublar as 3 só deixa a semelhança ainda mais evidente.



  • Kushieda Minori - melhor amiga de Taiga e amor de Ryuuji, é extremamente hiper-ativa: além de jogar baseball no colégio e ser a capitã de seu time, tem vários empregos no resto do tempo, está quase sempre correndo, pulando e gritando. Inicialmente - e na maior parte do tempo - se mostra como uma bobocona "cabeça de vento", mas aos poucos é possível perceber que sua atitude não é muito diferente da de Taiga, e que tudo é apenas uma máscara...



  • Kitamura Yusaku - melhor amigo de Ryuuji e amor de Taiga, é o típico mister certinho e o vice-presidente do conselho estudantil. Tem uma certa obsessão por seus próprios músculos, sendo um narcisista comedido.



  • Ami Kawashima - amiga de infância de Yusaku, é extremamente bonita ao ponto de trabalhar como modelo. Tem um desvio de personalidade sério: adora fingir que é meiga, inocente e atrapalhada - uma versãoo mais meiga da Minori, por assim dizer - quando na verdade é ciumenta, fútil, arrogante e egoísta. Dá em cima de Ryuuji por brincadeira, mas acaba gostando dele de verdade, o que vai aos poucos mudando sua personalidade. É a personagem mais "real" e adulta da história, com relação aos seus sentimentos e como lida com eles. Acaba criando uma raiva enorme de Minori, tanto por Ryuuji gostar dela como por perceber que Minori é outra "mascarada" - os iguais se repelem eu acho. De longe minha personagem favorita.

Humor

Boa parte do humor vem das tentativas frustradas de Taiga de juntar Ryuuji com Minori e as de Ryuuji de juntar Taiga e Yusaku. Como os protagonistas estão sempre juntos, seja porque estão combinando algum "plano infalível" ou porque Ryuuji basicamente cuida de Taiga como uma filha, todos no colégio acabam achando que eles se amam e a situação se inverte: Minori e Yusaku é que tentam juntar os 2 de vez!
Os momentos em que Ryuuji perde a compostura - o cara não suporta ver bagunça ou sujeria - e baixa o espírito de dona de casa nele são de rachar de rir, além também dos ataques de tsundere da Taiga e de suas brigas épicas com Ami, a quem chama de baka-chi ( abreviação de 'chiuaua idiota' ).





ROMANCE


**SPOILERS**


O romance é de primeira. No começo temos aquela coisa bem colégio mesmo - Taiga praticamente passa mal só de estar perto de Yusaku -, mas com o passar do tempo os personagens e seus sentimentos vão amadurecendo. Por ironia fina, um dos que se confessaram para Taiga no 1º ano foi justamente Yusaku, ela deu o maior fora nele e depois acabou gostando dele. Acaba conseguindo se confessar pra ele, mas ele faz de conta que não entendeu para não magoá-la.

A convivência constante dos protagonistas levam eles de amigos até praticamente irmãos. Taiga é a primeira a notar que o sentimento deles está mudando e fica extremamente perturbada com isso: ela ama Yusaku mas não consegue tirar Ryuuji da cabela. Ele por outro lado é tão observador quanto uma porta - embora de fato a maioria dos homens não seja bom para ver esse tipo de coisas, ainda mais na idade ele ( eu incluso ) - e não tem a mínima noção do quadrilátero amoroso em que se mete: embora se importe muito com Taiga, não percebe até os últimos momentos o quanto ela é importante pra ele; embora sonhe muito com a possibilidade Minori gostar dele, acha que é completamente impossível ao ponto de não ver que ela também é apaixonada por ele; embora em vários momentos Ami se ofereça de forma direta ou indireta, ele ficou com a impressão inicial de que ela só quer brincar com ele e não percebe como ela talvez seja quem justamente mais goste dele.

A tensão romântica vai aumentando a cada episódio, chegando a ser extrema lá pelo nº 20. Yusaku se declara na frente da escola inteira - e de Taiga por tabela - para a presidente do conselho ( Kano Sumire ), que estava se graduando e indo para os EUA, mas ela dá um pseudo-fora nele. Taiga não suporta vê-lo chorar por outra, nem o fato dela não ter "saído de cima do muro" - Sumire não disse que sim nem que não, apenas o ignorou - e literalmente parte pra porrada com ela, com direito a murro, chute na cara e rolarem no chão, até literalmente arrancar a verdade dela: que também gosta de Yusaku e não tinha dito que sim para que ele não largasse tudo e a seguisse até os EUA, e nem que não pois enfim o amava. Ele vê essa confissão e sua alegria foi o golpe final no coração de Taiga, que acabou suspensa por 2 semanas.



Após se dar por derrotada e voltar à escola, Taiga decide se dedicar em 100% a ajudar seu parceiro a ficar com Minori, contudo ela está cada vez mais estranha e distante de Ryuuji, sem motivo aparente. Durante o natal, ela bola todo um esquema para que Ryuuji finalmente se confesse e namore com Minori, após confirmar que ela pelo menos não o odeia. ( nota: os japoneses tem um visão diferente do natal - para eles é como se fosse um grande dia dos namorados ) Recentemente rejeitada pelo pai - que tinha tentado voltar a viver com ela - e por Yusaku, ela decide passar o natal sozinha, o que Ryuuji não suporta  isso ( para eles um natal sozinho é tão deprimente quanto para nós ) e faz uma grande surpresa para ela, que o manda voltar à escola a tempo de se confessar para Minori. É nesse momento, ao perceber que ele iria namorar com sua amiga, e que seria ela a partir daquele dia que estaria sempre ao lado dele, que Taiga percebe que o amava e não suportaria ver outra pessoa, mesmo que fosse sua amiga Minori, nos braços de Ryuuji, e corre desesperada para impedi-lo mas ele já estava longe.





Ela cai aos prantos no meio da rua coberta de neve enquanto sua amiga presencia toda a cena. Chegando na escola, Minori faz com Ryuuji parecido com o que Yusaku fez com Taiga, lhe dá um fora meio que camuflado.

Paralelo a isso tudo, Ami não dispensa uma oportunidade de dar uma indireta em Ryuuji, mas além da sua falta de tato e de seu pre-conceito de que ela só quer brincar com ele, ela não consegue demonstrar seu sentimento por ele, não apenas por timidez mas por ver que ele gosta de outras: mesmo amando ele, pra ela vê-lo feliz seja com quem for é o que mais importa. É a primeira a perceber que há algo entre Ryuuji e Taiga, e a única a perceber porque Minori não deu um fora de verdade nele: ela também esta apaixonada por ele, mas não consegue ficar com ele sabendo que sua mulher amiga também ama e precisa tanto dele, e também não consegue dar um fora de verdade pois isso significaria o fim de tudo, que ele estaria livre para ficar com a Taiga. Ami não consegue segurar sua inveja ( afinal, ela tem o amor do homem que ela tanto deseja que a amasse ), sua revolta ( mesmo tendo esse amor, ela o dispensa ) e sua raiva ( ela nem fica com ele, nem o deixa ser feliz ao lado da Taiga ) e após uma série de provocações e indiretas pesadas, acaba saindo na porrada pra valer com Minori, que também a única a perceber que Ami gosta de Ryuuji ( nada melhor que uma mascarada para entender outra... vocês vão entender mais na frente ). Taiga tenta separar as duas e sofre um grave acidente, e quando Ryuuji a salva, ela enquanto delirava revela o quanto amava Ryuuji ( ela achava que seu salvador era o Yusaku ), e o quanto era doloroso tentar fazer ele ficar com outra pessoa. A partir daí, chegamos na conclusão do anime.



FINAL (IS)


Ryuuji combina com Yusaku de fingir que Taiga não disse nada enquanto delirava e que Yusaku foi de fato quem a salvou. Ele não sabe ao certo como reagir àquilo, mas aos poucos vai vendo que sua chance de ser feliz com Taiga talvez fossem maiores do que as de ser feliz com Minorim. Durante o Valentine's day ( o dia dos namorados oficial ), com os 5 sozinhos numa sala, o assunto do acidente vem à tona e Minori descobre a mentira combinada entre Ryuuji e Yusaku, fica revoltada e joga merda no ventilador: revela toda a verdade a Taiga e junto com Ami e Yusaku tenta obrigá-la a assumir seu amor por Ryuuji. Ela acaba fugindo e Minori pergunta se ele não irá atrás dela, e quando ele diz que sim foi como se Minori levasse uma facada no peito - ela confirmou que os 2 se amavam. Eles saem correndo atrás de Taiga, e num dos momentos mais intensos e dramáticos do anime, Minori confirma aos gritos que Taiga estava certa desde o início: Minori não só gostava de Ryuuji como sempre gostou dele, mas por ver como Taiga precisava dele em sua vida achou melhor abrir mão de sua felicidade pela de sua amiga. Justamente por gostar tanto dele que ela se comportava feito uma maluquinha perto dele ( por isso o "mascarada"). A baixinha acaba escapando e Ryuuji e Minori tem uma conversa final, onde ela manda ele ir correndo atrás de sua amada, e após ele ir beija sua própria mão onde tinha tocado na boca de Ryuuji, o mais próximo de um beijo que ela chegaria...  É doloroso ver nesse momento que 2 pessoas que se gostavam tanto não ficaram juntas por simples timidez e sacrifício...

Taiga e Ryuuji se encontram e são encurralados por suas mães: a dele por ele estar trabalhando e não tentando entrar numa faculdade, a dela por seu pai estar falido e querer levar Taiga para morar com ela. Os 2 fogem e Ryuuji tem a brilhante idéia: ele faria 18 anos em 2 meses, bastariam eles fugirem por esse tempo e depois se casarem ( sim, ele pede Taiga em casamento ). Eles fazem todo o preparativo para a fuga com a ajuda dos amigos: Minori emprestou todas as suas economias, Ami sua casa de praia e Yusaku passagens pra casa dela. Nessa hora Ami pede que Ryuuji diga com todas as letras - e olhando nos olhos de Ami - que ele amava Taiga; era a forma de ela "se dar um fora" e entender que perdeu, e ele diz mesmo sem perceber o real motivo dela. Ao ver sua melhor amiga e seu grande amor saírem pela porta, para fugirem e se casarem, Minori desaba em lágrimas, deixa sua máscara cair e se entrega ao desespero, dando a entender que era como se sua vida tivesse acabado.

No meio da fuga, Ryuuji percebe que seria muito melhor casar sem fugir, que o ideal seria ter a benção da sua família e a de Taiga ( e eventualmente ele se arrependeria disso )... Foram à casa de seus avós e usaram um mentira para levar sua mãe lá, e tudo fica bem entre eles. Taiga e Ryuuji tem então um dos momentos românticos mais bonitos da história dos animes.



Eles voltam pra casa decididos a viver juntos, e Taiga iria simplesmente trocar de roupa, ou era isso que Ryuuji pensava. Mas Taiga não voltou. No dia seguinte ele inclusive tinha saído da escola, transferida. A escola inteira, seus amigos e o telespectador ficam com o cú na mão se perguntando "MAS PQP QUE MERDA É ESSA?!?! ", devido ao meu trauma como Ichigo 100% já estava puto pensando que o final seria uma bosta ( detalhe, isso já é na metade o último episódio ), mas calma: o que acontece é que Taiga resolveu seguir o conselho de Ryuuji: ela saiu de casa e foi morar com sua mãe para tentar restaurar os laços familiares ( o lance de casar com a benção da família... maldita boca hein Ryuuji ), e eles não iriam se casar até o fim do 3º ano. Claro, isso tudo ficou super implícito.

1 ano se passou, estamos na graduação do 3º ano. Yusaku irá aos EUA se encontrar com sua amada Sumire e Ami e Minori estão "normais". Ryuuji vê Taiga pela janela de sua antiga classe,  os 2 finalmente se re-encontram ( de uma forma muito bonitinha por sinal ) e ficam juntos. E claro, você não infartou de raiva.
Está previsto para 21 de dezembro de 2011 um filme contando como ficou a situação depois desse re-encontro, o que deverá ser o "fim-final".



O segundo final seria o do light-novel, ainda não li tudo mas deu pra ver que não houve esse 1 ano de separação e a história termina com eles ainda no 2º ano. O light novel acabou semanas antes do anime, o que deu tempo ao autor de re-criar um final mais completo.

**FIM DOS SPOILERS**

CONCLUSÃO

Animação excelente, desenvolvimento dos personagens bem acima do normal, e um dos poucos animes românticos onde de fato há um decisão amorosa. O humor é de bolar de rir em vários momentos, apesar do foco ser o romance e evolução dos personagens. As músicas completam o clima da história bem, embora não chamem muito a atenção, exceto pelo tema da primeira abertura ( aquilo não sai da minha cabeça ~\o/ ).
Toradora é diversão garantida para quem curte animes que tenham romance, comédia e tenha uma tendência bem descreta para harém.

NOTAS

Animação: 8
Direção: 10
OST: 7
Músicas: 7
Temática: 7
Enredo e desenvolvimento: 7 
Personagens: 10
Final: 10
Romance: 10
Humor: 8.5

DOWNLOAD

Links do nosso parceiro http://www.anbient.net/

Episódio 1 ao 25


OVAs 1 ao 4 ( não acrescentam nada à história, só comédia mesmo )



Nenhum comentário:

Postar um comentário